Aluno: Principais atividades

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa

Existem diversos tipos de atividades no Moodle, mas que basicamente se dividem em dois tipos, as individuais e as coletivas. Elas disponibilizam funcionalidades para interação e interatividade entre os estudantes, e destes com o professor.

As atividades requerem a sua participação, seja enviando um arquivo, participando de uma discussão no fórum, respondendo a um questionário, enfim, interagindo com o ambiente. Através delas é possível também que o professor atribua nota e feedback nestas participações.

Provas, discussões, trabalhos, apresentações e diversas outras formas de interação/avaliação podem ser implementadas no Moodle usando as mais variadas atividades.

Vejamos algumas situações que ocorrem na sala de aula (presencialmente) e como serão aplicadas aqui no Moodle:

Sala de aula: O professor passa um trabalho para a turma e solicita que ele seja impresso e entregue em uma determinada data.

Moodle: A entrega deste trabalho pode ser feita em formato digital utilizando para isso a atividade tarefa.

Sala de aula: O professor indica a leitura de um determinado texto e propõe que ele seja discutido em sala.

Moodle: Você poderá fazer a leitura do texto no Moodle e posteriormente discutir com o professor e os colegas em um fórum, por exemplo.

Sala de aula: O professor aplica uma prova composta por questões objetivas.

Moodle: Você poderá responder uma prova online feita através de um questionário e obter sua nota automaticamente, caso a atividade assim esteja configurada.

Enfim, são muitas as possibilidades de aplicação das atividades no Moodle. Nosso papel é te mostrar uma parte delas e como aproveitar ao máximo as potencialidades do ambiente.