Aluno: Sala de aula virtual

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Notepad.png

A sala de aula virtual é o espaço composto de alunos, professores, tutores, recursos, atividades, blocos, fóruns de discussão, bate papo, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia, a sala de aula virtual do Moodle corresponde à sala de aula do ensino presencial. É nela onde o professor apresenta o conteúdo e os alunos interagem entre si e com o professor.

Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Por exemplo:

Salas virtuais - Moodle presencial.png

Note que dentro do Campus Aparecida > Curso superior de Engenharia Civil estão as disciplinas (salas virtuais). Se você ainda não sabe como chegar até aqui, consulte a seção "Acessando as disciplinas".

Espaços da sala virtual

Para entender melhor o que é a sala de aula virtual, é necessário conhecer como ela é composta:

Aluno - Estrutura da sala virtual.png

Do lado esquerdo estão os blocos laterais (1). Nesta configuração, optamos por manter os blocos somente do lado esquerdo, mas eles podem ser dispostos também do lado direito e até em ambos os lados.

Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala. A inclusão ou retirada de blocos é de responsabilidade do professor da disciplina.

Mais ao centro está o corpo da sala virtual (2), é neste espaço que estão os textos, links, arquivos, atividades e tudo mais que o professor da disciplina quiser acrescentar. A forma de apresentação e a metodologia de trabalho são definidas pelo professor.