Arquivo

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Pdf.png

Este recurso permite que arquivos de diversos tipos sejam adicionados ao corpo da sala virtual. Os arquivos nos formatos PDF, DOC (Word), ODT (Writer) e XLS (Excel) são os principais. É possível também fazer upload de pastas compactadas, arquivos de áudio e vídeo, dentre outros.

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição

Existem duas formas de adicionar arquivos no corpo da sala virtual, através do menu "Adicionar uma atividade ou recurso" ou ao "arrastar e soltar" o arquivo no corpo da sala.

Videoaula

Esta vídeo aula explica passo a passo como adicionar arquivos no corpo da sala virtual. Além desta vídeo aula, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração deste recurso.

Adicionando um Arquivo

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Arquivo. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Adicionar recurso - Arquivo.png
Ao selecionar o recurso, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar as opções de apresentação do arquivo:
Adicionando arquivo - Geral.png

O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o arquivo vai ser apresentado no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, seu objetivo é apresentar uma descrição sobre o arquivo, como um complemento. A descrição aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do nome do arquivo, mas para isso, é necessário selecionar a opção "Exibir descrição na página do curso".

Adicionando arquivo - Conteúdo.png

Neste espaço é onde será feito o upload do arquivo, para isso, basta arrastar e soltar o arquivo no espaço indicado. Note que, embora o console de upload aceite mais de um arquivo, é recomendado que seja feito upload de apenas um, o motivo disso é que no corpo da sala será apresentado apenas um arquivo, sendo necessário dizer qual é o arquivo principal em caso de upload de dois ou mais arquivos.

Adicionando arquivo - Aparência.png

Este menu indica a forma com que o arquivo será apresentado no corpo da página. As opções de exibição, juntamente com o tipo de arquivo e se o navegador permitir incorporação, determina como o arquivo é exibido.

As opções de exibição podem incluir:

Automático A melhor opção de exibição para o tipo de arquivo é selecionado automaticamente (recomendado!)
Embed O arquivo é exibido dentro da página, abaixo da barra de navegação em conjunto com a descrição do arquivo e todos os blocos
Forçar download O usuário é solicitado a baixar o arquivo
Abrir O arquivo é exibido sozinho na janela do navegador
Em uma janela pop up O arquivo é exibido em uma nova janela do navegador, sem menus ou uma barra de endereços

As opções:

Mostrar tamanho - exibe o tamanho do arquivo (1,5MB, por exemplo);

Mostrar tipo - exibe o tipo do arquivo (Word, PDF);

Exibir data de envio/modificação - exibe a data que o arquivo foi modificado.

Após configurar esses parâmetros, basta clicar no botão "Salvar e voltar ao curso". O resultado do arquivo no corpo da sala é o seguinte:

Arquivos - Tipos exibição.png

Arrastar e soltar

É a maneira mais fácil de adicionar arquivos ao corpo da sala virtual. Para que este procedimento funcione, é necessário que a sala esteja em modo de edição.

Para isso, basta arrastar e soltar o(s) arquivo(s) no corpo da sala virtual.

Observação: este procedimento pode ser feito em qualquer tópico/seção.

Pode-se fazer upload de um arquivo por vez:

Arrastar e soltar - Arquivo único.png

Ou vários arquivos de uma vez só:

Arrastar e soltar - Vários arquivos.png

Dessa forma, todos os arquivos são adicionados ao mesmo tempo:

Arrastar e soltar - Upload.png

O resultado é o seguinte:

Arrastar e soltar - Resultado vários arquivos.png

Quando esse método de arrastar e soltar é utilizado, a opção de apresentação automática é selecionado por padrão, dessa forma não é necessário nenhuma outra configuração nos parâmetros do arquivo.

Notepad.png
Dica!

Note que o nome do arquivo permanece o mesmo depois do upload. Portanto, para facilitar o trabalho e evitar alterações desnecessárias, antes mesmo do upload já deixe o arquivo nomeado conforme você quer que apareça na sala.