Correção de atividades

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa

As atividades avaliativas possuem um espaço para correção/avaliação e em parte delas é possível também atribuir feedback aos alunos. O objetivo aqui, é apresentar as telas de correção das principais atividades do Moodle.

Fórum

O procedimento para avaliação na atividade Fórum é muito simples, basta acessar o tópico e avaliar cada uma das postagens, se for o caso.

Correção - Fórum.png

Note que abaixo de cada postagem há um campo para avaliação. Como nas configurações deste fórum foi usado no campo "Tipo agregado" a avaliação máxima, é ela que aparece no espaço de avaliação.

Ao selecionar o valor, o Moodle já salva automaticamente.

Notepad.png
Fique atento!

Caso o parâmetro "Permitir avaliação apenas para os itens com data neste intervalo" estiver selecionado, o campo para avaliação só aparecerá nos posts feitos neste intervalo configurado. Caso o aluno poste antes ou depois deste intervalo, o campo de avaliação não ficará disponível! Para maiores informações, consulte a seção Fórum.

Tarefa (envio de arquivo)

O processo de correção e feedback desta atividade é talvez o mais importante. Nela, você pode dar nota, feedback online, feedback por arquivo, fazer comentários e permitir reenvios após o prazo expirar.

O procedimento para correção e feedback da atividade tarefa é o seguinte:

Correção - Tarefa 1.png

O sumário de avaliação mostra alguns dados importantes sobre a atividade:

Participantes: número de alunos matriculados na sala (são participantes em potencial);

Enviado: número de estudantes que enviaram a atividade;

Precisa de avaliação: número de envios que ainda não foram avaliados, envios sem atribuição de nota.

Para visualizar a lista de estudantes e suas respectivas atividades, clique em "Ver todos os envios".

Correção - Tarefa (grade).png

A saber:

1) Nota Acesso ao console de correção e feedback da atividade. A partir da versão 3.2 o Moodle implementou novas funcionalidades nesta tela, agora você pode dar nota, feedback online, feedback por arquivo, e até fazer anotações direto no arquivo PDF enviado pelo aluno.
2) Editar parâmetros do envio Três opções:
  • Nota: também dá acesso ao console de correção, assim como o menu anterior
  • Permitir ou bloquear mudanças no envio
  • Permitir outra tentativa
3) Última modificação Data de envio ou última modificação no arquivo.
4) Texto online Prévia da atividade enviada pelo aluno, caso a opção de texto online esteja habilitada na tarefa.
5) Envio de arquivos Arquivo(s) enviado(s) pelo aluno. Você pode visualizar o arquivo ao clicar nele e fazer download.
6) Opções com envios selecionados Ao selecionar os participantes, é possível:
  • Travar envios
  • Desbloquear envios
  • Fazer o download dos envios selecionados
  • Permitir outra tentativa
  • Enviar arquivos de feedback
7) Opções Estas opções controlam como a grade de tarefas é apresentada. É possível escolher:
  • Quantas tarefas são mostradas por página
  • Filtrar por: tarefa enviada, não enviada, enviada e ainda não avaliada (requer nota) e tarefas que tenham extensão de prazo

Além disso, caso selecione a opção de "Avaliação rápida", um campo para inserção da nota será aberto logo abaixo do botão "Nota".

8) Colunas adicionais Existem mais alguns campos na grade de tarefas, para visualizá-los, arraste a barra de rolagem para direita.

Como já foi dito, para atribuir nota e feedback na tarefa, clique no botão "Nota". A tela seguinte é onde você pode corrigir a atividade e dar nota, feedback online, feedback por meio de um arquivo e até fazer anotações direto no arquivo PDF enviado pelo aluno.

Correção - Tarefa (console).png

A saber:

1) Nota Campo para atribuição de nota da atividade.
2) Comentários de feedback Caixa de textos para atribuição de feedback sobre a atividade enviada pelo aluno.
4) Arquivos de feedback Espaço para upload do arquivo de feedback. Precisa que a opção de "Arquivos de feedback" esteja habilitada nas configurações da tarefa.

Essa é uma boa estratégia para devolução do arquivo corrigido para o aluno.

5) Configurações da tentativa Neste espaço você visualiza informações sobre as tentativas do aluno. Há possibilidade também de permitir outra tentativa.
6) Atividade Caso o aluno envie a atividade no formato PDF, o Moodle renderiza o arquivo e mostra
7) Menus de de visualização e

correção da atividade

É possível mudar de página, visualizar em tela cheia e fazer diversos tipos de anotação diretamente na atividade (caso esteja em PDF).
8) Salvar mudanças ou reconfigurar Após finalizar a correção da atividade, lembre-se de clicar em "Salvar mudanças". Além disso, caso queira descartar as correções já feitas, clique no botão "Reconfigurar".

Além disso, é possível também mudar o layout de apresentação e escolher se será ou não enviada uma notificação ao estudante após a correção da atividade.

9) Modificar usuário Seleciona o aluno para correção de outra atividade.

Questionário

Uma característica importante do questionário é que as questões objetivas são corrigidas automaticamente, facilitando muito o trabalho do professor/tutor.

As questões dissertativas devem ser corrigidas manualmente, esse procedimento será detalhado a seguir:

Dentro do questionário, clique em "Tentativas" ou "Resultados", ambos levam à tela de respostas enviadas pelos alunos.

Correção - Questionário 1.png

A próxima tela mostra as tentativas de todos os participantes. Na tabela de tentativas, note que a questão 5 requer avaliação, ou seja, ela é uma questão dissertativa.

Correção - Questionário 2.png

Para dar nota nesta questão, clique em "Requer avaliação" ou "Ainda não avaliado". A próxima tela mostrará a resposta enviada pelo aluno e um link para atribuição de nota e feedback específico desta questão.

Correção - Questionário 3.png

Clique então no link "Faça um comentário ou modifique a avaliação".

Correção - Questionário 4.png

No campo nota, preencha com o valor a ser dado para esta questão. Ao final, clique em "Gravar".

Correção - Questionário 5.png

Note agora que a questão 5 está avaliada e a nota total da tentativa deste aluno está calculada.

Glossário

O procedimento para avaliação na atividade Glossário é muito simples, similar a correção de um fórum, basta acessar o glossário e avaliar item a item.

Correção - Glossário.png

Note que abaixo de cada postagem há um campo para avaliação. Como nas configurações deste glossário foi usado no campo "Tipo agregado" a avaliação máxima, é ela que aparece no espaço de avaliação.

Ao selecionar o valor, o Moodle já salva automaticamente.
Notepad.png
Fique atento!

Caso o parâmetro "Permitir avaliação apenas para os itens com data neste intervalo" estiver selecionado, o campo para avaliação só aparecerá nas entradas feitas neste intervalo configurado. Caso o aluno poste um item antes ou depois deste intervalo, o campo de avaliação não ficará disponível! Para maiores informações, consulte a seção Glossário.

Base de dados

Processo de avaliação também muito simples, similar ao fórum e glossário. Para dar nota, basta acessar a base de dados, selecionar a aba "Ver item único" e avaliar item a item.

Correção - Base de dados.png

Note que abaixo de cada postagem há um campo para avaliação. Como nas configurações desta base de dados foi usado no campo "Tipo agregado" a avaliação máxima, é ela que aparece no espaço de avaliação.

Ao selecionar o valor, o Moodle já salva automaticamente.

Notepad.png
Fique atento!

Caso o parâmetro "Permitir avaliação apenas para os itens com data neste intervalo" estiver selecionado, o campo para avaliação só aparecerá nas entradas feitas neste intervalo configurado. Caso o aluno poste um item antes ou depois deste intervalo, o campo de avaliação não ficará disponível! Para maiores informações, consulte a seção Base de dados.