Fórum

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Fórum.png

Os fóruns são uma ferramenta de discussão por natureza, mas podem ter outro tipo de uso, como por exemplo uma mailing list, um blog, um wiki ou mesmo um espaço de reflexão sobre um determinado conteúdo, sendo essa a principal finalidade de um fórum.

Podem contribuir significativamente para efetividade da comunicação e construção de uma comunidade em um ambiente virtual. Os fóruns do Moodle podem ser estruturados de diversas formas (discussão geral, uma única discussão, sem respostas, etc.) e podem permitir classificação de cada mensagem. As mensagens podem também incluir imagens e anexos.

Participantes podem assinar o fórum para receber por e-mail as notificações de novos posts, o que o torna uma importante ferramenta para envio de notícias e avisos aos usuários assinantes daquele fórum.

Outra característica importante do fórum é que ele pode ser avaliado, dessa forma o professor pode atribuir notas aos posts feitos pelos estudantes.

Alguns exemplos para utilização do fórum:

  • Espaço para que os estudantes possam se apresentar uns aos outros
  • Divulgações de avisos e noticias sobre a disciplina
  • Espaço para que os estudantes tirem dúvidas sobre determinados tópicos da disciplina
  • Espaço para continuar alguma discussão iniciada em sala de aula

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Videoaula

Esta vídeo aula explica passo a passo como adicionar e configurar a atividade. Além desta vídeo aula, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração desta atividade.

Adicionando um Fórum

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Fórum. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Adicionando atividade - Fórum.png

Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros do fórum:

Geral

Adicionando Fórum - Geral.png

O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o fórum vai ser apresentado no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o fórum, qual tipo de discussão e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o fórum.

Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do fórum. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.

Tipo de fórum:

Cada usuário inicia apenas um novo tópico Cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.
Fórum geral Os participantes podem iniciar quantos tópicos desejarem, é o tipo de fórum mais flexível e, em geral, o mais utilizado.
Fórum P e R (perguntas e respostas) Neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.
Fórum padrão exibido em um formato de blog As mensagens postadas são disponibilizadas na forma de um blog que reúne todas as participações.
Uma única discussão simples É um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema específico.

Nesse tipo de fórum, os participantes não iniciam tópicos, eles apenas respondem o tópico principal. Recomendado para turmas com numero menor de alunos.

Anexos e contador de palavras

Adicionando Fórum - Anexos e contador de palavras.png

O campo "Tamanho máximo de anexo" indica o tamanho máximo dos arquivos a serem anexados pelos participantes do fórum, que neste caso é 500Kb. Este tamanho pode ser modificado até o limite do tamanho de arquivos adotado pelo administrador do ambiente.

O campo "Número máximo de arquivos anexados" configura o número máximo de arquivos que os participantes do fórum podem anexar. Vai de 0 (nenhum arquivo) até 100.

"Mostrar contagem de palavras": Esta configuração especifica se a contagem de palavras de cada post deve ser exibida ou não.

Assinatura e monitoramento

Adicionando Fórum - Assinatura e monitoramento.png

A saber:

Modo de assinatura Quando um participante assina um fórum, isto quer dizer que ele irá receber notificações de novos posts. Existem 4 tipos de assinatura:
  • Assinatura opcional - Participantes podem escolher se querem se inscrever
  • Assinatura forçada - Todos são assinantes e não conseguem cancelar a assinatura
  • Assinatura automática - Todos são inicialmente assinantes mas podem escolher deixar de assinar a qualquer momento
  • Assinatura desabilitada - Assinaturas não são permitidas
Monitorar a leitura deste fórum? Se a opção 'monitorar leitura' estiver ativada, os participantes podem monitorar as mensagens lidas e não-lidas.

Existem três escolhas para essa configuração:

  • Opcional (padrão): O estudante pode escolher se monitorar ou não o fórum a seu critério.
  • Ativar: Monitoramento sempre ativo.
  • Desativar: Monitoramento sempre desativado.

Limite de mensagens para bloqueio

Adicionando atividade - Limite de mensagens para bloqueio.png

A saber:

Duração do bloqueio É possível bloquear as postagens dos participantes a partir de um determinado número de posts (mensagens). O bloqueio pode variar de 1 dia até uma semana.
Limite de mensagens para bloqueio Esta opção só é habilitada caso o campo "Duração do bloqueio" também esteja habilitada. É possível configurar a partir de quantas mensagens o bloqueio será efetivado.
Limite de mensagem para aviso Esta opção só é habilitada caso o campo "Duração do bloqueio" também esteja habilitada. É possível configurar uma mensagem de aviso caso o número máximo de mensagens (parâmetro anterior) esteja próximo.

Nota

Adicionando Fórum - Nota.png

A saber:

Categoria de notas Neste menu é possível selecionar a categoria de notas do livro de notas à qual esta atividade estará subordinada. Esta escolha tem impacto sobre a forma como as notas da atividade serão agregadas com as notas de outras atividades para compor a nota final do curso. Esta categoria pode ser alterada posteriormente, tanto neste menu como diretamente no livro de notas. Para entender melhor como funcionam as categorias de notas, consulte a seção Notas e tipos de agregação.
Nota para aprovação Esta configuração determina a nota mínima para que o estudante esteja considerado "aprovado" na atividade. Este valor será também usado na conclusão de atividades (caso o módulo de conclusão de atividades esteja habilitado) e no livro de notas, onde as notas iguais ou maiores que este valor serão destacadas em verde, as notas menores que este valor serão destacadas em vermelho.

Avaliações

Adicionando Fórum - Avaliações.png

A saber:

Papéis com permissão para avaliar Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem essa permissão.

Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva.

Tipo agregado O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade.
  • Média das avaliações: A nota final da atividade será a média das avaliações dos posts feitos pelo estudante.
  • Contagem das avaliações: O número de posts avaliados geram a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade.
  • Avaliação máxima: o post avaliado com nota mais alta se torna a nota final da atividade.
  • Avaliação mínima: o post avaliado com nota mais baixa se torna a nota final da atividade.
  • Soma: as notas dos posts são somadas para compor a nota final da atividade. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade.
  • Nenhuma avaliação: caso esta opção esteja selecionada, a atividade não será avaliativa e não aparecerá no livro de notas.
Escala Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação".
  • Tipo: Escolhe o tipo de nota a ser utilizada na atividade. A opção "Escala" se refere a conceitos em detrimento de notas numéricas, como por exemplo, "Insuficiente, Bom,Ótimo, Excelente". Entretanto, esta opção demanda configurações prévias das escalas. A opção "Pontos" (recomendada), diz ao ambiente que a referida atividade terá sua nota em escala numérica, por exemplo (0 à 100).
  • Escala: Somente habilitada se a opção "Escala" estiver selecionada. Nesta opção, será escolhida a escala a ser utilizada como critério de conceito. Esta opção demanda configurações prévias das escalas.
  • Pontuação máxima: Somente habilitada se a opção "Pontos" estiver selecionada. É basicamente onde o professor irá configurar o valor da atividade. Recomenda-se que este valor esteja na escala de 0-100.
Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo: Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, vai dizer ao sistema que somente os posts feitos dentro deste intervalo é que poderão ser avaliados.

Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los.

Notepad.png
Tome nota!

Para atribuição de notas recomenda-se o uso pontos, ou seja, notas numéricas. Isso facilita para quem estiver avaliando e também para o aluno, que conseguirá interpretar melhor sua nota.

O uso de escalas deverá ser feito por usuários com nível de conhecimento avançado no Moodle, ou mediante orientação da equipe pedagógica do projeto.

Resultado do Fórum

Após adicionado, o fórum terá o seguinte formato:

Atividade fórum - Resultado.png

Editando o Fórum

Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "Editar > Editar configurações"Editar-forum.png