Formatos de sala

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Editor.png

Os formatos de sala implicam em como a sala virtual será apresentada aos usuários, em geral, a equipe pedagógica da instituição define o formato de sala a ser utilizado nos cursos. Os principais formatos nativos do Moodle são:

  • Atividade única
  • Tópicos
  • Semanal

Existem outros formatos de sala que podem ser instalados no Moodle, isso deve ser feito pelo administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora da instituição. Aqui, trataremos apenas dos formatos que acompanham a instalação do Moodle.

Alterar o formato de sala só é possível para usuários com papel de professor editor ou papéis derivados deste. Contudo, conforme já dito, o melhor formato de sala é determinado pela equipe pedagógica, levando em conta as especificidades do projeto, dessa forma não é recomendado que se altere esse parâmetro sem que você saiba bem o que esteja fazendo e isso também esteja acordado entre as partes.

O formato de sala é escolhido no momento em que a sala virtual é criada. No entanto, professores podem alterar o formato de sala a qualquer momento, isto pode ser feito no caminho: Sala virtual > Bloco Administração > Editar configurações > Formato de curso > Formato. Caso opte por alterar o formato de sala, faça antes das aulas iniciarem.

Atividade única

A sala virtual se torna uma atividade ou algum recurso, dessa forma, quando o usuário acessar a sala, ele já terá acesso à atividade ou recurso escolhido. Pode ser um fórum, questionário, SCORM, tarefa, pasta, página web, dentre outros.

Formato de sala - Atividade única.png

Tópicos

Esse formato possibilita configurar o conteúdo da disciplina em tópicos, ou seja, cada tópico pode ser uma unidade de estudo, um período ou uma matéria a ser estudada.

Notepad.png
Tome nota!

Este é o formato padrão das salas criadas aqui no IFG. Em geral, este é o formato mais simples de se trabalhar, mas nem por isso deixa de ser versátil .

Formato de sala - Tópicos.png

A saber:

Número e seções Indica o número de tópicos a ser utilizado na sala. Esse parâmetro também pode ser configurado dentro da sala virtual.

Depende da organização e da divisão do material que o professor queira fazer, por exemplo, o número de tópicos pode ser equivalente ao número de unidades de estudo.

Seções escondidas Caso um ou mais tópicos estejam ocultos, é possível que eles fiquem totalmente invisíveis ou apenas contraídos, ou seja, o tópico aparece mas seu conteúdo não.
Layout do curso É possível mostrar todos os tópicos em uma página ou mostrar um tópico por página.

Layout da sala virtual no formato de tópicos:

Sala virtual - Topicos.png

Semanal

Formato similar ao de tópicos, com a diferença que um tópico equivale a uma semana. Onde a primeira semana começa a partir da data de início da disciplina, parâmetro esse que é configurado quando a sala é criada.

Parâmetro - Data de inicio da disciplina.png

Os parâmetros de configuração deste formato é idêntico ao formato de tópicos:

Formato de sala - Semanal.png

O número de seções equivale ao número de semanas da disciplina. O layout da sala virtual no formato semanal é o seguinte:

Sala virtual - Formato semanal.png