Introdução ao Moodle

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa

O que é Moodle?

MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.[1]
http://moodle.org
A expressão “orientado a objetos” está, na verdade, relacionado à maneira como o sistema foi construído. Trata-se de um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na cooperação e interação de diversas unidades de software chamadas de objetos [NAKAMURA, 2008][2].
  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle
  2. NAKAMURA, Rodolfo. (2013) "Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância". Editora Farol do Forte, São Paulo, Brasil.
O Moodle permite a criação de cursos online, páginas, recursos, atividades, grupos e também permite a interação entre os usuários por meio de fóruns e mensagens. Dentre os principais recursos e atividades do Moodle estão:
  • Arquivo
  • Livro
  • Página
  • Pasta
  • Rótulo
  • URL
  • Fórum
  • Envio de arquivo (tarefa)
  • Questionário
  • Base de dados
  • Wiki
  • Glossário

Por que usar o Moodle?

  • É usado por milhares de instituições no mundo todo. Estima-se que existam hoje mais de 100 mil instalações registradas, com milhões de usuários pelo mundo.
  • É livre e gratuito: pode-se redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License[1] como publicada pela Free Software Foundation, versão 2 ou qualquer versão posterior.
  • Comunidade forte e atuante. Através do site http://moodle.org, são disponibilizados fóruns sobre os mais diversos assuntos. Desde dúvidas pedagógicas até instalação, suporte e programação, todos relacionados ao Moodle.
  • Possui uma extensa documentação. Existem sites, livros, vídeos e tutoriais espalhados pela internet que nos ajudam a tirar do Moodle todas as potencialidades que ele oferece.
  • Pode ter sua aparência modificada de acordo com a política de cada instituição.
  • Pode ser usado para aulas 100% online e como complementação das aulas presenciais.

Países que mais usam o Moodle

Uso do moodle - paises.png

País Instalações registradas
Estados Unidos da América 10,751
Espanha 8,125
Brasil 5,340
Mexico 5,201
Itália 3,878
Índia 3,782
Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte 3,691
Colômbia 3,072
Alemanha, República Federal da 2,868
Rússia (Federação Russa) 2,527

Dados retirados de: http://moodle.net/stats/

O Moodle no IFG

É o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficialmente adotado pelo IFG. Atualmente, temos duas instalações:

Moodle Presencial

Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte às atividades de ensino no Instituto Federal de Goiás, como apoio às disciplinas ministradas presencialmente. Ele destina-se exclusivamente, ao uso daquelas pessoas que possuem relacionamento com o IFG seja como aluno, professor ou técnico-administrativo.

Esta versão do ambiente Moodle (3.3) é a mais atual e foi implantada em julho 2017, ela possui uma série de novidades, o que torna mais fácil e amigável a experiência do usuário com o sistema. No ambiente Moodle, alunos e professores são usuários do sistema, portanto, não há necessidade de um cadastramento inicial. Esse cadastro é feito automaticamente no primeiro logon do usuário. Devem ser usadas as credenciais do IFG-ID, o que se aplica a todos, indistintamente, sejam alunos, professores ou técnicos administrativos. Eventualmente, no ato do cadastro, algumas informações serão solicitadas, como é o caso de endereço de e-mail. Muitos alunos não possuem contas no serviço de e-mail institucional. Recomendamos fortemente que cada aluno crie a sua, conforme as instruções aqui disponíveis.

Moodle Presencial 2.png
Ambiente virtual de apoio ao ensino presencial

Neste Moodle, estão cadastradas as disciplinas presenciais que utilizam o Moodle como apoio.

Endereço: http://moodle2.ifg.edu.br

Login: IFG-ID

Possui autocadastro: Não

Somente alunos, técnicos administrativos e professores com vínculo ao IFG terão acesso a esse ambiente.

Moodle EaD

Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte aos cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Goiás. Ele destina-se aos alunos, professores, tutores e coordenadores dos cursos em Educação a Distância. Esta versão do ambiente Moodle (3.3) é a mais atual e foi implantada em julho de 2017, ela possui uma série de novidades, o que torna mais fácil e amigável a experiência do usuário com o sistema.

Página inicial - Moodle EaD.png
Ambiente virtual dos cursos em EaD

Neste Moodle, estão cadastrados os cursos ministrados na modalidade EaD.

Endereço: http://ead.ifg.edu.br

Login: CPF (somente os números)

Possui autocadastro: Não

Somente os alunos e professores com vinculo nos cursos oferecidos pela EaD terão acesso a esse ambiente.

Todos os cadastros são feitos pela equipe de T.I. da Diretoria de EaD.

  1. https://docs.moodle.org/all/pt_br/Licen%C3%A7a_do_Moodle