Modelos de sala virtual

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Idea.png

Existem inúmeras formas de organizar os objetos e configurar a sala virtual, nesta seção, para que você conheça as possibilidades oferecidas pelo Moodle, apresentaremos alguns modelos de salas virtuais prontas. Trataremos aqui apenas de ideias, ou seja, a intenção é despertar a criatividade e melhorar a organização da sala virtual. Reforço ainda que a autonomia na organização dos objetos na sala virtual é do professor da disciplina!

Sala virtual do programa Profuncionário

Modelo de sala - Profuncionário.png

Notepad.png
Tome nota!

Nesta sala, a disposição do conteúdo foi feita a partir de semanas de estudo, o que é uma boa estratégia para disciplinas curtas em cursos a distância. Ela é composta por arquivos, rótulos, uma pasta, páginas, URLs e atividades.

Nos tópicos (semanas) o fluxo de trabalho está definido entre orientações, material de estudo e atividades, tudo bem identificado. Esta organização se repete nos três tópicos, o que traz maior familiaridade aos alunos.

Sala virtual do Curso de Moodle

Modelo de sala - Formação em Moodle.png

Notepad.png
Tome nota!

Nesta sala, exceto os fóruns e o arquivo no formato PDF, todo o restante foi feito a partir de rótulos, para isso, usamos códigos simples feitos em HTML com ajuda do framework Bootstrap, note o quão dinâmico é esse tipo de recurso.

Observe também que esta sala é essencialmente expositiva, ou seja, não tem a proposição de atividades. A divisão dos tópicos se deu por assunto, possibilitando a separação clara dos conteúdos a serem expostos.

Sala virtual do curso de Moodle (2ª versão)

Sala virtual - Moodle II.png

Notepad.png
Tome nota!

Nesta sala, os espaços estão bem compartimentados, isso torna o corpo da sala um pouco mais extenso, mas organiza um pouco melhor os objetos. Os rótulos usam códigos simples feitos em HTML com ajuda do framework Bootstrap, isso dá uma cara diferente para sala. Os materiais de apoio são links (URL's) aninhados hierarquicamente. Por fim, parte dos recursos e das atividades foram configuradas com requisitos de acompanhamento e conclusão, por isso os quadradinhos a direita de cada um.