Organização prévia do material

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Tasks.png

Antes de começar a customização da sala, ou seja, postar os recursos e as atividades na sala virtual, é recomendado que o material já esteja pronto e organizado. Essa dinâmica facilita a postagem do material e permite uma melhor organização e interação entre os recursos e as atividades. Além do ganho em organização, é notório também o ganho de tempo, já que a postagem do material será muito mais rápida e objetiva.

Portanto, antes de começar os trabalhos na sala virtual, é recomendado que os recursos e as atividades já estejam prontos. Para exemplificar o que foi dito, utilizaremos o material e as atividades da disciplina "Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle" apresentada na seção Organização dos objetos na sala virtual.

Desenvolver os textos (orientações e atividades)

Os textos de orientações e atividades devem ser desenvolvidos, organizados e colocados no "papel".Logo após, basta apenas "copiar e colar" esses mesmos textos já prontos nos objetos da sala (rótulos, páginas, atividades).

Organização - Orientações e atividades.png

Quando se coloca no papel os textos e enunciados das atividades, o processo de transpô-los ao Moodle torna-se essencialmente operacional, o que agiliza muito o processo.

Notepad.png
Fique atento!

Este tipo de organização antes da postagem foi uma maneira que encontramos de otimizar e tornar esta tarefa mais simples. De toda forma, trata-se apenas de uma recomendação.

Nomear os arquivos (material de apoio)

Nomear corretamente os arquivos que serão adicionados ao ambiente também é importante. Para fazer upload de um ou mais arquivos na sala virtual, basta arrastar e soltá-los no corpo da sala (em modo de edição). Note que o nome do arquivo permanece o mesmo depois do upload, portanto, para facilitar o trabalho e evitar alterações desnecessárias, deixe o arquivo nomeado conforme você quer que apareça na sala.

Em caso de dúvidas, consulte a seção "Adicionando arquivos".

Escolher e nomear corretamente as imagens

Outra dica é escolher as imagens que ilustrarão os tópicos e as atividades antes de começar os trabalhos na sala virtual. Isto garante que não haja confusão na hora de fazer upload destas imagens e também e otimiza o tempo por não pesquisar as imagens nos repositórios durante a customização da sala.

Organização - Imagens.png

Organizando e nomeando as imagens dessa forma, você saberá de qual tópico elas farão parte.

Estabelecer previamente os critérios de nota da disciplina

Quando o professor decide que sua disciplina no Moodle terá atividades avaliativas, é comum que os valores das atividades e as agregações de nota fiquem em segundo plano. Este é um erro clássico de quem está começando a trabalhar com o Moodle, entretanto, em alguns casos é difícil consertá-lo. Para evitar que isso aconteça, é muito importante decidir previamente o valor das atividades e a forma que elas serão agregadas. Isso garante que a nota final da disciplina não seja comprometida e evita muita dor de cabeça.

Por exemplo:

Atividade 1: 20 pontos

Atividade 2: 30 pontos

Atividade 3: 50 pontos

Atividade extra: 20 pontos

Atividade 1 + Atividade 2 + Atividade 3 + atividade extra = 100 pontos

Notepad.png
Dica!

Em caso de dúvidas, consulte a seção "Notas, categorias e tipos de agregação".

Organizar os materiais da disciplina em uma pasta

Preparar com antecedência e organizar o material da disciplina em uma pasta otimiza bastante o tempo de postagem no ambiente. Veja um exemplo:

Organização - Pasta.png

Observe que todo o material a ser postado na disciplina "Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle" está nesta pasta, fazendo com que o processo de postagem no ambiente seja essencialmente operacional.