Procedimentos da equipe de T.I. da DEaD

De GuiaEaD
Ir para: navegação, pesquisa
Definições:

Criar sala virtual no Moodle: implica na criação de uma sala virtual em branco ou com template prévio.

Customizar sala virtual no Moodle: postar o material e configurar os recursos e as atividades.

Criar a sala virtual da disciplina no Moodle

A equipe de T.I. deverá, de acordo com o cronograma do curso, criar as salas virtuais das disciplinas no Moodle. Nos cursos UAB, as salas virtuais serão criadas com configurações prévias, ao que damos o nome de template.

Cadastrar os usuários na sala virtual

Assim que a sala virtual for criada, o professor da disciplina deverá ser inscrito na sala. Esta ação depende da rotina de cadastro de bolsistas no Moodle. Entendemos então, que neste momento o professor já está cadastrado no ambiente.

Equipe pedagógica, coordenação de curso e coordenações UAB possuem acesso a todas as disciplinas dos cursos UAB, portanto não necessitam de inscrição.

Customizar a sala virtual da disciplina no Moodle

Esclarecimento: Neste momento, entendemos que todo o material da disciplina já esteja pronto. Orientações, arquivos, atividades, imagens e tudo mais que compuser a disciplina. Entendemos também que todo o material já foi revisado pela equipe pedagógica. A postagem do material no Moodle deverá ser feito apenas após a sua validação. Isso evitará contratempos e retrabalho.

É importante que todo o material seja entregue à equipe de T.I. com pelo menos 10 dias de antecedência do início da disciplina no Moodle.

Ações:

A equipe de T.I. receberá a notificação, por email suporte.ead@ifg.edu.br, de que o material da disciplina já está pronto e validado. A partir disso fará a customização da sala virtual.

Prazo do procedimento: 5 dias úteis.

Prestar suporte técnico durante o período da disciplina

Durante a vigência da disciplina no Moodle, a equipe de T.I. responde pelo suporte técnico aos processos de ensino e aprendizagem que nele ocorrem. Portanto, neste momento, a T.I. é responsável por sanar problemas técnicos.

Cabe aqui esclarecer o que NÃO SÃO problemas técnicos:

  • Trocar ou postar arquivos na sala virtual
  • Alterar datas das atividades
  • Prorrogar o período das atividades
  • Atribuir extensão de prazo para estudantes ou grupos
  • Lançar notas
  • Corrigir atividades

Portanto, enquanto não tivermos o profissional de design instrucional, a  equipe de T.I. se responsabilizará por criar e customizar a disciplina no Moodle e deixá-la pronta para o início das aulas.

Após o início das aulas, os agentes que respondem pelo curso passam a ser responsáveis por sua operacionalização.

Entendemos ainda, que, se todos os processos e prazos forem seguidos, as intervenções enquanto a disciplina estiver vigente serão mínimas.

Por fim, informamos que neste documento estão listadas as rotinas a serem desempenhadas pela equipe de T.I. no ambito das disciplinas dos cursos UAB.