Papéis e contextos: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
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* Bloco
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Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis.
Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.
 
Os contextos também são organizados de forma hierárquica, por exemplo:
 
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Edição das 14h04min de 12 de janeiro de 2017

É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os papeis e contextos são os principais.

Papéis

No Moodle, papeis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.

Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:

  • Iniciar discussão no fórum
  • Avaliar atividades
  • Adicionar atividades ou recursos
  • Inscrever usuários
  • Criar salas virtuais

Dentre várias outras permissões.

Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papeis são:

  • Estudante
  • Professor (editor)
  • Professor (não editor)
  • Administrador

É trabalho do administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora manter, alterar e até criar novos papeis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papeis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papeis derivam dos papeis principais.

Contextos

São espaços onde papeis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:

  • Sistema
  • Categoria
  • Disciplina (sala virtual)
  • Bloco
  • Atividade

Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.

Os contextos também são organizados de forma hierárquica, por exemplo:

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