Papéis e contextos: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 28: | Linha 28: | ||
Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas. | Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas. | ||
Os contextos obedecem a uma hierarquia: | Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita: | ||
Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades. | Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades. | ||
Linha 38: | Linha 38: | ||
Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades). | Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades). | ||
Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades) |
Edição das 09h54min de 13 de janeiro de 2017
É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os papeis e contextos são os principais.
Papéis
No Moodle, papeis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.
Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:
- Iniciar discussão no fórum
- Avaliar atividades
- Adicionar atividades ou recursos
- Inscrever usuários
- Criar salas virtuais
Dentre várias outras permissões.
Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papeis são:
- Estudante
- Professor (editor)
- Professor (não editor)
- Administrador
É trabalho do administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora manter, alterar e até criar novos papeis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papeis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papeis derivam dos papeis principais.
Contextos
São espaços onde papeis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:
- Sistema
- Categoria
- Disciplina (sala virtual)
- Bloco
- Atividade
Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.
Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:
Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.
Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (categoria > disciplina > blocos e atividades).
Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades).
Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades)