Procedimentos da equipe de T.I. da DEaD: mudanças entre as edições
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A equipe de T.I. receberá a notificação, por email <b>suporte.ead@ifg.edu.br</ | A equipe de T.I. receberá a notificação, por email <b>suporte.ead@ifg.edu.br</b>, de que o material da disciplina já está pronto e validado. A partir disso fará a customização da sala virtual. | ||
'''Prazo do procedimento:''' 5 dias úteis. | '''Prazo do procedimento:''' 5 dias úteis. |
Edição atual tal como às 16h57min de 5 de março de 2020
Definições:
Criar sala virtual no Moodle: implica na criação de uma sala virtual em branco ou com template prévio.
Customizar sala virtual no Moodle: postar o material e configurar os recursos e as atividades.
Criar a sala virtual da disciplina no Moodle
A equipe de T.I. deverá, de acordo com o cronograma do curso, criar as salas virtuais das disciplinas no Moodle. Nos cursos UAB, as salas virtuais serão criadas com configurações prévias, ao que damos o nome de template.
Cadastrar os usuários na sala virtual
Assim que a sala virtual for criada, o professor da disciplina deverá ser inscrito na sala. Esta ação depende da rotina de cadastro de bolsistas no Moodle. Entendemos então, que neste momento o professor já está cadastrado no ambiente.
Equipe pedagógica, coordenação de curso e coordenações UAB possuem acesso a todas as disciplinas dos cursos UAB, portanto não necessitam de inscrição.
Customizar a sala virtual da disciplina no Moodle
Esclarecimento: Neste momento, entendemos que todo o material da disciplina já esteja pronto. Orientações, arquivos, atividades, imagens e tudo mais que compuser a disciplina. Entendemos também que todo o material já foi revisado pela equipe pedagógica. A postagem do material no Moodle deverá ser feito apenas após a sua validação. Isso evitará contratempos e retrabalho.
É importante que todo o material seja entregue à equipe de T.I. com pelo menos 10 dias de antecedência do início da disciplina no Moodle.
Ações:
A equipe de T.I. receberá a notificação, por email suporte.ead@ifg.edu.br, de que o material da disciplina já está pronto e validado. A partir disso fará a customização da sala virtual.
Prazo do procedimento: 5 dias úteis.
Prestar suporte técnico durante o período da disciplina
Durante a vigência da disciplina no Moodle, a equipe de T.I. responde pelo suporte técnico aos processos de ensino e aprendizagem que nele ocorrem. Portanto, neste momento, a T.I. é responsável por sanar problemas técnicos.
Cabe aqui esclarecer o que NÃO SÃO problemas técnicos:
- Trocar ou postar arquivos na sala virtual
- Alterar datas das atividades
- Prorrogar o período das atividades
- Atribuir extensão de prazo para estudantes ou grupos
- Lançar notas
- Corrigir atividades
Portanto, enquanto não tivermos o profissional de design instrucional, a equipe de T.I. se responsabilizará por criar e customizar a disciplina no Moodle e deixá-la pronta para o início das aulas.
Após o início das aulas, os agentes que respondem pelo curso passam a ser responsáveis por sua operacionalização.
Entendemos ainda, que, se todos os processos e prazos forem seguidos, as intervenções enquanto a disciplina estiver vigente serão mínimas.
Por fim, informamos que neste documento estão listadas as rotinas a serem desempenhadas pela equipe de T.I. no ambito das disciplinas dos cursos UAB.