MOOC: Métricas para seleção e produção de materiais: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 85: | Linha 85: | ||
</table> | </table> | ||
<b><span class="" style="font-size: large; color: rgb(4, 78, 0);">Mas essa é uma divisão exata? Não há como garantir um número exato de tópicos para cada carga horária de curso!</span></b> | <b><span class="" style="font-size: large; color: rgb(4, 78, 0); margin-top: 15px;">Mas essa é uma divisão exata? Não há como garantir um número exato de tópicos para cada carga horária de curso!</span></b> | ||
</div> | </div> | ||
<div style="text-align: justify; line-height: 1.8; color: rgb(16, 16, 16); font-size: 17px;">Tenha uma atenção especial ao número mínimo de tópicos, isto vai influenciar na organização do curso, nas etapas e até no número de atividades.</div> | <div style="text-align: justify; line-height: 1.8; color: rgb(16, 16, 16); font-size: 17px;">Tenha uma atenção especial ao número mínimo de tópicos, isto vai influenciar na organização do curso, nas etapas e até no número de atividades.</div> |
Edição das 10h41min de 23 de setembro de 2021
Para quem já desenvolveu ou tentou desenvolver um curso EaD, seja MOOC ou um curso tradicional, sabe que o cálculo da carga horária do curso e a seleção/produção do material didático e avaliações não são uma tarefa simples. Mas existem algumas métricas/recomendações que podem ser levadas em conta quando da produção de um curso a distância.
Adaptado do documento "Diretrizes teóricas e práticas para a produção de materiais didáticos escritos da EaD do IF Baiano" (clique para download):
2 páginas de conteúdo para cada hora de curso/disciplina. Exemplo:
CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA | NÚMERO MÍNIMO DE PÁGINAS/CONTEÚDO |
20h | 40 |
30h | 60 |
40h | 80 |
60h | 120 |
Equivalência entre textos e outras mídias
Recomenda-se a diversificação entre conteúdos apresentados em formato de texto (livros, artigos, apostilas, matérias...) com o conteúdo em outras mídias: vídeo, podcast, atividades formativas e atividades avaliativas.
MATERIAL DE REFERÊNCIA | TEMPO PARA BASE DE CÁLCULO |
Vídeo | Minuto exibido = minuto assistido |
Podcast | Minuto exibido = minuto escutado |
Atividades formativas | Até 30 minutos (a depender da complexidade) |
Atividades avaliativas | Até 5 minutos por questão |
Estimar o número de tópicos/seções/módulos em um curso no Moodle também não é uma tarefa simples, mas você pode e deve levar algumas recomendações em questão:
- A carga horária do curso.
- O agrupamento de itens/conteúdos em subseções. Planeje antes de começar a desenvolver o curso no Moodle!
- Disponibilização de atividades (formativas e avaliativas), recomenda-se pelo menos uma atividade por tópico (sobretudo nos cursos MOOC).
- Requisitos de conclusão e restrições (calma que mais a frente você vai entender melhor este item).
Tendo como base estas recomendações e a experiência acumulada na oferta de cursos EaD, sendo MOOC ou não, podemos estimar o número de tópicos/módulos/seções levando em conta a carga horária do curso:
CARGA HORÁRIA DO CURSO | NÚMERO DE TÓPICOS |
20h | 3 a 5 tópicos |
30h | 4 a 6 tópicos |
40h | 5 a 7 tópicos |
60h | 7 a 9 tópicos |
Mas essa é uma divisão exata? Não há como garantir um número exato de tópicos para cada carga horária de curso!