Introdução ao Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 2: | Linha 2: | ||
<div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #478e4a; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #233e24; border-radius: 1px; box-shadow: 0 10px 6px -6px #aaa; margin-bottom: 10px;"> | <div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #478e4a; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #233e24; border-radius: 1px; box-shadow: 0 10px 6px -6px #aaa; margin-bottom: 10px;"> | ||
MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.<ref>https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle</ref> [[Arquivo:Moodle-logo.png|http://moodle.org|semmoldura|direita]]A expressão “orientado a objetos” está, na verdade, | MOODLE é o acrônimo de "''Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment''", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o ''Learning Management System'' (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local.<ref>https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle</ref> [[Arquivo:Moodle-logo.png|http://moodle.org|semmoldura|direita]]A expressão “orientado a objetos” está, na verdade, relacionada à maneira como o sistema foi construído. Trata-se de um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na cooperação e interação de diversas unidades de software chamadas de objetos [NAKAMURA, 2013]<ref>NAKAMURA, Rodolfo. (2013) "Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância". Editora Farol do Forte, São Paulo, Brasil.</ref>. | ||
</div> | </div> | ||
Linha 22: | Linha 22: | ||
== Por que usar o Moodle? == | == Por que usar o Moodle? == | ||
* É usado por milhares de instituições no mundo todo. Estima-se que existam hoje mais de '''100 mil instalações''' registradas, com milhões de usuários pelo mundo. | * É usado por milhares de instituições no mundo todo. Estima-se que existam hoje mais de '''100 mil instalações''' registradas, com milhões de usuários pelo mundo. | ||
* É livre e gratuito: pode-se redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License<ref>https://docs.moodle.org/all/pt_br/Licen%C3%A7a_do_Moodle</ref> como publicada pela Free Software Foundation, versão 2 ou qualquer versão posterior. | * É livre e gratuito: pode-se redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU ''General Public License''<ref>https://docs.moodle.org/all/pt_br/Licen%C3%A7a_do_Moodle</ref>, como publicada pela Free Software Foundation, versão 2 ou qualquer versão posterior. | ||
* Comunidade forte e atuante. Através do site http://moodle.org, são disponibilizados fóruns sobre os mais diversos assuntos. Desde dúvidas pedagógicas até instalação, suporte e programação, todos relacionados ao Moodle. | * Comunidade forte e atuante. Através do site http://moodle.org, são disponibilizados fóruns sobre os mais diversos assuntos. Desde dúvidas pedagógicas até instalação, suporte e programação, todos relacionados ao Moodle. | ||
* Possui uma extensa documentação. Existem sites, livros, vídeos e tutoriais espalhados pela internet que nos ajudam a tirar do Moodle todas as potencialidades que ele oferece. | * Possui uma extensa documentação. Existem sites, livros, vídeos e tutoriais espalhados pela internet que nos ajudam a tirar do Moodle todas as potencialidades que ele oferece. | ||
Linha 67: | Linha 67: | ||
= O Moodle no IFG = | = O Moodle no IFG = | ||
É o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficialmente adotado pelo IFG. Atualmente, temos duas instalações: | É o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficialmente adotado pelo IFG. Atualmente, temos duas instalações: o Moodle Presencial e o Moodle EaD. | ||
== Moodle Presencial == | == Moodle Presencial == | ||
Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte às atividades de ensino no Instituto Federal de Goiás, como apoio às disciplinas ministradas presencialmente. Ele destina-se exclusivamente, ao uso daquelas pessoas que possuem relacionamento com o IFG seja como aluno, professor ou técnico-administrativo. | Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte às atividades de ensino no Instituto Federal de Goiás, como apoio às disciplinas ministradas presencialmente. Ele destina-se, exclusivamente, ao uso daquelas pessoas que possuem relacionamento com o IFG, seja como aluno, professor ou técnico-administrativo. | ||
Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada janeiro de 2020 | Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada em janeiro de 2020. Possui uma série de novidades que tornam a experiência do usuário com o sistema mais fácil e amigável. No ambiente Moodle, alunos e professores são usuários do sistema e, portanto, não há necessidade de um cadastramento inicial. Esse cadastro é feito automaticamente no primeiro ''logon'' do usuário. Devem ser usadas as credenciais do IFG-ID, o que se aplica a todos, indistintamente, sejam alunos, professores ou técnicos administrativos. Eventualmente, no ato do cadastro, algumas informações serão solicitadas, como é o caso de endereço de e-mail. Muitos alunos não possuem contas no serviço de e-mail institucional. Recomendamos fortemente que cada aluno crie a sua, conforme as [http://ifg.edu.br/dti/servicos-de-ti?showall=&start=5 instruções aqui disponíveis]. | ||
{| | {| | ||
|[[Arquivo:Moodlepres2020.png|esquerda|miniaturadaimagem]] | |[[Arquivo:Moodlepres2020.png|esquerda|miniaturadaimagem]] | ||
Linha 88: | Linha 88: | ||
== Moodle EaD == | == Moodle EaD == | ||
Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte aos cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Goiás. Ele destina-se aos alunos, professores, tutores e coordenadores dos cursos em Educação a Distância. Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada janeiro de 2020, | Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte aos cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Goiás. Ele destina-se aos alunos, professores, tutores e coordenadores dos cursos em Educação a Distância. Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada em janeiro de 2020, com uma série de novidades que tornam a experiência do usuário com o sistema mais fácil e amigável. | ||
{| | {| | ||
|- | |- |
Edição das 17h25min de 19 de julho de 2022
O que é Moodle?
- ↑ https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle
- ↑ NAKAMURA, Rodolfo. (2013) "Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância". Editora Farol do Forte, São Paulo, Brasil.
O Moodle permite a criação de cursos online, páginas, recursos, atividades, grupos e também permite a interação entre os usuários por meio de fóruns e mensagens. Dentre os principais recursos e atividades do Moodle estão:
- Arquivo
- Livro
- Página
- Pasta
- Rótulo
- URL
- Fórum
- Envio de arquivo (tarefa)
- Questionário
- Base de dados
- Wiki
- Glossário
Por que usar o Moodle?
- É usado por milhares de instituições no mundo todo. Estima-se que existam hoje mais de 100 mil instalações registradas, com milhões de usuários pelo mundo.
- É livre e gratuito: pode-se redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License[1], como publicada pela Free Software Foundation, versão 2 ou qualquer versão posterior.
- Comunidade forte e atuante. Através do site http://moodle.org, são disponibilizados fóruns sobre os mais diversos assuntos. Desde dúvidas pedagógicas até instalação, suporte e programação, todos relacionados ao Moodle.
- Possui uma extensa documentação. Existem sites, livros, vídeos e tutoriais espalhados pela internet que nos ajudam a tirar do Moodle todas as potencialidades que ele oferece.
- Pode ter sua aparência modificada de acordo com a política de cada instituição.
- Pode ser usado para aulas 100% online e como complementação das aulas presenciais.
Países que mais usam o Moodle
País | Instalações registradas |
---|---|
Estados Unidos da América | 13,598 |
Espanha | 13,474 |
México | 10,222 |
Alemanha, República Federal da | 10,167 |
Brasil | 8,875 |
França | 6,682 |
Indonésia | 6,129 |
Rússia (Federação Russa) | 5,867 |
Equador | 5,811 |
Índia | 5,714 |
Dados retirados de: http://moodle.net/stats/
O Moodle no IFG
É o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficialmente adotado pelo IFG. Atualmente, temos duas instalações: o Moodle Presencial e o Moodle EaD.
Moodle Presencial
Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte às atividades de ensino no Instituto Federal de Goiás, como apoio às disciplinas ministradas presencialmente. Ele destina-se, exclusivamente, ao uso daquelas pessoas que possuem relacionamento com o IFG, seja como aluno, professor ou técnico-administrativo.
Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada em janeiro de 2020. Possui uma série de novidades que tornam a experiência do usuário com o sistema mais fácil e amigável. No ambiente Moodle, alunos e professores são usuários do sistema e, portanto, não há necessidade de um cadastramento inicial. Esse cadastro é feito automaticamente no primeiro logon do usuário. Devem ser usadas as credenciais do IFG-ID, o que se aplica a todos, indistintamente, sejam alunos, professores ou técnicos administrativos. Eventualmente, no ato do cadastro, algumas informações serão solicitadas, como é o caso de endereço de e-mail. Muitos alunos não possuem contas no serviço de e-mail institucional. Recomendamos fortemente que cada aluno crie a sua, conforme as instruções aqui disponíveis.
Ambiente virtual de apoio ao ensino presencial
Neste Moodle, estão cadastradas as disciplinas presenciais que utilizam o Moodle como apoio. Endereço: http://moodle.ifg.edu.br Login: IFG-ID Possui autocadastro: Não Somente alunos, técnicos administrativos e professores com vínculo ao IFG terão acesso a esse ambiente. |
Moodle EaD
Este ambiente tem como objetivo principal oferecer suporte aos cursos na modalidade a distância do Instituto Federal de Goiás. Ele destina-se aos alunos, professores, tutores e coordenadores dos cursos em Educação a Distância. Esta versão do ambiente Moodle (3.8.1+) é a mais atual e foi implantada em janeiro de 2020, com uma série de novidades que tornam a experiência do usuário com o sistema mais fácil e amigável.
Ambiente virtual dos cursos em EaD
Neste Moodle, estão cadastrados os cursos ministrados na modalidade EaD. Endereço: http://ead.ifg.edu.br Login: CPF (somente os números) Possui autocadastro: Não Somente os alunos e professores com vinculo nos cursos oferecidos pela EaD terão acesso a esse ambiente. Todos os cadastros são feitos pela equipe de T.I. da Diretoria de EaD. |