Laboratório de Avaliação: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
(Criou página com ' == Adicionando um Laboratório de Avaliação == == Resultado do Laboratório de Avaliação == == Editando o Laboratório de Avaliação ==')
 
Sem resumo de edição
 
(13 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
<table><tr><td>[[Arquivo:Lab-icone.png|borda|esquerda|160x160px]]
O Laboratório de Avaliação permite o uso da metodologia de avaliação por pares, fazendo com que os estudantes avaliem os trabalhos uns dos outros. O exercício do método de avaliação por pares exige do aluno responsabilidade, visão crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido e a premissa de querer colaborar com o aprendizado do colega.<ref>MACIEL, Cristiano. [http://www.editora.ufmt.br/index.php?route=product/product&product_id=344 Educação a Distância (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)]. 1 ed. Cuiabá: EdUFMT, 2013.</ref>
''A partir de agora assumimos que a sala esteja em [[Sala virtual#sala edicao|modo de edição]]''.</td></tr></table>
<div style="float: right;">__TOC__</div>


== Adicionando um Laboratório de Avaliação ==
== Adicionando um Laboratório de Avaliação ==
''Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Glossário.'' (pode ser feito em qualquer tópico/seção)[[Arquivo:Lab-adicionar.png|nenhum|miniaturadaimagem]]Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar as opções de apresentação do Laboratório de Avaliação:
=== Geral ===
[[Arquivo:Lab-geral.png|nenhum|miniaturadaimagem|826x826px]]O campo "'''Nome do workshop'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.
O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.
Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
=== Configurações de Nota ===
[[Arquivo:Lab-configuracaodenota.png|nenhum|miniaturadaimagem|544x544px]]
* '''Estratégia de classificação -''' determina a forma de avaliação utilizada e o método de classificação de envios. Há 4 opções:
** Classificação acumulativa - Comentários e uma nota são dados de acordo com aspectos específicos.
** Comentários - Comentários são feitos levando em conta aspectos específicos, mas nenhuma nota pode ser dada.
** Número de erros - Comentários e uma avaliação de sim/não são dados de acordo com afirmações específicas.
** Rubrica - Uma avaliação de nível é dada de acordo com critérios específicos.
* '''Nota para envio''' - especifica a nota máxima que pode ser obtida pelos trabalhos enviados.
* '''Nota de submissão para passar''' - determina a nota mínima para passar. O valor é usado na conclusão de atividades do curso e no livro de notas. As notas que atingirem ou superarem esse valor serão destacadas em verde e as que não atingirem ficarão em vermelho.
* '''Grade de notas''' - especifica a nota máxima que pode ser obtida para uma avaliação de envio.
* '''Nota de avaliação para passar''' - determina a nota mínima para passar. O valor é usado na conclusão de atividades do curso e no livro de notas.
=== Configurações de envio ===
[[Arquivo:Envio laboratorio.jpg|miniaturadaimagem|1268x1268px|nenhum]]
* '''Instruções para envio -''' Informações e orientações sobre o envio atividade. Esse texto aparecerá quando o participante for fazer o envio da atividade.
* '''Número máximo de anexos enviados -''' Máximo de arquivos que podem ser enviados por aluno.
* '''Submission attachment allowed file types -''' Tipos de arquivos cujo envio é permitido. (Exemplo:
* '''Tamanho máximo do arquivo -'''
* '''Envios atrasados''' - Se ativado, um autor pode apresentar seu trabalho após o prazo de submissões ou durante a fase de avaliação.
=== Configurações da avaliação ===
[[Arquivo:Lab-configuracaodeavaliacao.png|nenhum|miniaturadaimagem|828x828px]]
* '''Instruções para avaliação -'''
* '''Usar auto-avaliação''' '''-''' Se habilitado, um usuário pode ser alocado para avaliar seu próprio envio e receberá uma nota como avaliador, além da nota para o seu próprio envio.
=== Feedback ===
[[Arquivo:Feedback laboratorio.jpg|nenhum|miniaturadaimagem|824x824px]]
* '''Modo geral de feedback -''' Se ativado, um campo de texto é exibida na parte inferior do formulário de avaliação. Os revisores podem colocar a avaliação global da submissão lá, ou fornecer uma explicação adicional da sua avaliação.
* '''Número máximo de anexos gerais do feedback -'''
* '''Feedback attachment allowes file types -'''
* '''Tamanho máximo do arquivo -'''
* '''Conclusão -''' Texto apresentado aos participantes no final da atividade. Você pode fornecer um feedback resumo, ou sugestões sobre o que deve ser feito em seguida.
=== Exemplos de tarefas enviadas ===
[[Arquivo:Lab-exemplosdetarefasenviadas.png|nenhum|miniaturadaimagem|897x897px]]
* '''Usar exemplos''' - Se habilitado, os usuários podem tentar avaliar um ou mais envios de exemplo e comparar as suas avaliações com uma avaliação de referência. A nota não é computada na nota para avaliação.
* '''Modo de avaliação de exemplos -'''
=== Disponibilidade ===
[[Arquivo:Lab-disponibilidade.png|nenhum|miniaturadaimagem|739x739px]]
* '''Início dos envios -''' Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para enviar antes desta data
* '''Prazo dos envios -''' Caso habilitado, define a data final para o envio da atividade. Esta configuração não bloqueia o envio após esta data, mas os envios serão marcados como "atrasado".
* '''Passe para a próxima fase após o fim do período de submissões -''' Se o prazo de envios é especificado e esta opção estiver marcada, o workshop mudará automaticamente para a fase de avaliação após o prazo de envios. Se você ativar esse recurso, é recomendável configurar o método de alocação programada, também. Se os envios não são alocados, nenhuma avaliação pode ser feita, mesmo se o workshop em si estiver em fase de avaliação.
* '''Aberto a partir de -'''
* '''Prazo de avaliação -'''


== Resultado do Laboratório de Avaliação ==
== Resultado do Laboratório de Avaliação ==
Após adicionado, o Laboratório terá o seguinte formato:
[[Arquivo:Lab-final.png|nenhum|miniaturadaimagem|843x843px]]


== Editando o Laboratório de Avaliação ==
== Editando o Laboratório de Avaliação ==
Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "''Editar > Editar configurações''":
[[Arquivo:Lab-editar.png|nenhum|miniaturadaimagem|836x836px]]
<references />

Edição atual tal como às 14h04min de 12 de agosto de 2022

Lab-icone.png

O Laboratório de Avaliação permite o uso da metodologia de avaliação por pares, fazendo com que os estudantes avaliem os trabalhos uns dos outros. O exercício do método de avaliação por pares exige do aluno responsabilidade, visão crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido e a premissa de querer colaborar com o aprendizado do colega.[1]

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Adicionando um Laboratório de Avaliação

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Glossário. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Lab-adicionar.png

Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar as opções de apresentação do Laboratório de Avaliação:

Geral

Lab-geral.png

O campo "Nome do workshop" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.

Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.

Configurações de Nota

Lab-configuracaodenota.png
  • Estratégia de classificação - determina a forma de avaliação utilizada e o método de classificação de envios. Há 4 opções:
    • Classificação acumulativa - Comentários e uma nota são dados de acordo com aspectos específicos.
    • Comentários - Comentários são feitos levando em conta aspectos específicos, mas nenhuma nota pode ser dada.
    • Número de erros - Comentários e uma avaliação de sim/não são dados de acordo com afirmações específicas.
    • Rubrica - Uma avaliação de nível é dada de acordo com critérios específicos.
  • Nota para envio - especifica a nota máxima que pode ser obtida pelos trabalhos enviados.
  • Nota de submissão para passar - determina a nota mínima para passar. O valor é usado na conclusão de atividades do curso e no livro de notas. As notas que atingirem ou superarem esse valor serão destacadas em verde e as que não atingirem ficarão em vermelho.
  • Grade de notas - especifica a nota máxima que pode ser obtida para uma avaliação de envio.
  • Nota de avaliação para passar - determina a nota mínima para passar. O valor é usado na conclusão de atividades do curso e no livro de notas.

Configurações de envio

Envio laboratorio.jpg
  • Instruções para envio - Informações e orientações sobre o envio atividade. Esse texto aparecerá quando o participante for fazer o envio da atividade.
  • Número máximo de anexos enviados - Máximo de arquivos que podem ser enviados por aluno.
  • Submission attachment allowed file types - Tipos de arquivos cujo envio é permitido. (Exemplo:
  • Tamanho máximo do arquivo -
  • Envios atrasados - Se ativado, um autor pode apresentar seu trabalho após o prazo de submissões ou durante a fase de avaliação.

Configurações da avaliação

Lab-configuracaodeavaliacao.png
  • Instruções para avaliação -
  • Usar auto-avaliação - Se habilitado, um usuário pode ser alocado para avaliar seu próprio envio e receberá uma nota como avaliador, além da nota para o seu próprio envio.

Feedback

Feedback laboratorio.jpg
  • Modo geral de feedback - Se ativado, um campo de texto é exibida na parte inferior do formulário de avaliação. Os revisores podem colocar a avaliação global da submissão lá, ou fornecer uma explicação adicional da sua avaliação.
  • Número máximo de anexos gerais do feedback -
  • Feedback attachment allowes file types -
  • Tamanho máximo do arquivo -
  • Conclusão - Texto apresentado aos participantes no final da atividade. Você pode fornecer um feedback resumo, ou sugestões sobre o que deve ser feito em seguida.

Exemplos de tarefas enviadas

Lab-exemplosdetarefasenviadas.png
  • Usar exemplos - Se habilitado, os usuários podem tentar avaliar um ou mais envios de exemplo e comparar as suas avaliações com uma avaliação de referência. A nota não é computada na nota para avaliação.
  • Modo de avaliação de exemplos -

Disponibilidade

Lab-disponibilidade.png
  • Início dos envios - Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para enviar antes desta data
  • Prazo dos envios - Caso habilitado, define a data final para o envio da atividade. Esta configuração não bloqueia o envio após esta data, mas os envios serão marcados como "atrasado".
  • Passe para a próxima fase após o fim do período de submissões - Se o prazo de envios é especificado e esta opção estiver marcada, o workshop mudará automaticamente para a fase de avaliação após o prazo de envios. Se você ativar esse recurso, é recomendável configurar o método de alocação programada, também. Se os envios não são alocados, nenhuma avaliação pode ser feita, mesmo se o workshop em si estiver em fase de avaliação.
  • Aberto a partir de -
  • Prazo de avaliação -

Resultado do Laboratório de Avaliação

Após adicionado, o Laboratório terá o seguinte formato:

Lab-final.png

Editando o Laboratório de Avaliação

Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "Editar > Editar configurações":

Lab-editar.png
  1. MACIEL, Cristiano. Educação a Distância (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). 1 ed. Cuiabá: EdUFMT, 2013.