Aluno: Preferências do usuário: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(11 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Videoaula ==
<youtube>vXAgjlvSnaw</youtube>
= Passo a passo em texto =
''Caminho: Menu superior > Preferências.''
''Caminho: Menu superior > Preferências.''


[[Arquivo:Aluno - menu superior preferências.png|borda]]
[[Arquivo:Aluno - menu superior preferências.png|borda]]


É o espaço onde o usuário vai dizer ao Moodle quais são as suas preferências em questões como: fórum, idioma padrão, mensagens, editor de textos. Além de conter menus importantes como, por exemplo, alteração de senha.
É o espaço onde o usuário vai dizer ao Moodle quais são as suas preferências em questões: fórum, idioma padrão, mensagens, editor de textos. Além de conter menus importantes como, por exemplo, alteração de senha.


[[Arquivo:Aluno - Preferências.png|borda]]
[[Arquivo:Aluno - Preferências.png|borda]]
Linha 10: Linha 14:
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
|'''Modificar perfil'''
|'''Modificar perfil'''
|Consulte a seção: [[Aluno: Perfil do usuário|Perfil do usuário]]
|Consulte a seção: [[Aluno: Perfil do usuário|Perfil do usuário]].
|-
|-
|'''Mudar a senha'''
|'''Mudar a senha'''
|Onde o usuário vai mudar a sua senha. Note a diferença entre mudar e redefinir a senha.
|Opção não disponível neste Moodle de apoio aos cursos presenciais.
Para mudar a senha é necessário que o usuário esteja autenticado no Moodle, ou seja, que ele saiba a senha.
|-
|-
|'''Idioma preferido'''
|'''Idioma preferido'''
|Em geral, deve ser utilizado o Português do Brasil [pt-br]
|Em geral, deve ser utilizado o Português do Brasil [pt-br].
|-
|-
|'''Preferências do fórum'''
|'''Preferências do fórum'''
|Configurações sobre o comportamento dos fóruns
|Configurações sobre o comportamento dos fóruns.
Trata de assinatura, monitoramento e recebimento das mensagens por e-mail
Trata de assinatura, monitoramento e recebimento das mensagens por e-mail.
|-
|-
|'''Preferências do editor'''
|'''Preferências do editor'''
|Indica o editor de textos a ser usado no Moodle.
|Indica o editor de textos a ser usado no Moodle.
|-
|-
|'''Mensagens'''
|'''Preferências de mensagens'''
|Configura o método de aviso das mensagens recebidas.
|Configura o método de aviso das mensagens recebidas.
|}
|}


=== Preferências do fórum ===
== Preferências do fórum ==
''Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do fórum.''
''Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do fórum.''


Linha 56: Linha 59:
|Somente habilitado se a opção "'''Monitoramento do fórum'''" estiver selecionada como "'''sim'''". Isto indica que ao receber uma notificação de uma mensagem de um fórum, você pode escolher se isso deve marcar a mensagem como lida para fins de sinalização de mensagens do fórum.
|Somente habilitado se a opção "'''Monitoramento do fórum'''" estiver selecionada como "'''sim'''". Isto indica que ao receber uma notificação de uma mensagem de um fórum, você pode escolher se isso deve marcar a mensagem como lida para fins de sinalização de mensagens do fórum.
|}
|}
== Preferências do editor ==
''Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do editor.''
[[Arquivo:Aluno - Preferências do editor.png|borda]]
Neste menu, o usuário escolhe qual editor de texto irá utilizar. A opção padrão já vem selecionada para o usuário. Esta opção é escolhida pelo administrador do sistema.
Em geral, recomenda-se que seja utilizado o editor TinyMCE ou o atto.
<div style="border: 1px solid #008302; box-shadow: 0 4px 7px rgba(0,0,0,0.2); margin-top: 10px;">
<table style="width: 100%; background: #97ed97; border-collapse: collapse;">
  <tr>
  <td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td><td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Dica!'''
Para entender melhor quais as funcionalidades dos dois editores de textos, consulte a seção [[Editor de textos (ATTO e TinyMce)|'''Editor de textos (ATTO e TinyMce)''']].
  </td>
  </tr>
</table>
</div>
== Preferências de mensagens ==
''Caminho: Menu superior > Preferências > Mensagens.''
Configura a forma com que o usuário receberá as cópias das mensagens pessoais (privadas). O padrão é que você receba por e-mail as cópias das mensagens quando não estiver conectado no Moodle. Caso não esteja seguro do que se trata, mantenha as configurações padrão.
[[Arquivo:Aluno - Preferências de mensagens.png|borda]]
== Preferências de notificação ==
''Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências de notificação.''
Configura como as notificações serão disparadas no Moodle para o seu usuário. Desde notificações de tarefas, fóruns, correções, feedback, até confirmação de inscrições manuais.
Nesta tela é possível inclusive bloquear o recebimento de qualquer notificação.
[[Arquivo:Aluno - Preferências de notificação.png|borda]]

Edição atual tal como às 12h18min de 16 de agosto de 2022

Videoaula

Passo a passo em texto

Caminho: Menu superior > Preferências.

Aluno - menu superior preferências.png

É o espaço onde o usuário vai dizer ao Moodle quais são as suas preferências em questões: fórum, idioma padrão, mensagens, editor de textos. Além de conter menus importantes como, por exemplo, alteração de senha.

Aluno - Preferências.png

As principais opções são:

Modificar perfil Consulte a seção: Perfil do usuário.
Mudar a senha Opção não disponível neste Moodle de apoio aos cursos presenciais.
Idioma preferido Em geral, deve ser utilizado o Português do Brasil [pt-br].
Preferências do fórum Configurações sobre o comportamento dos fóruns.

Trata de assinatura, monitoramento e recebimento das mensagens por e-mail.

Preferências do editor Indica o editor de textos a ser usado no Moodle.
Preferências de mensagens Configura o método de aviso das mensagens recebidas.

Preferências do fórum

Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do fórum.

Aluno - Preferências do fórum.png

A saber:

Tipo de compilação de email Sem compilação (um email para cada nova mensagem do fórum): a cada nova mensagem no fórum, você receberá a cópia desta mensagem no seu e-mail.

Completo (um email diário com as mensagens completas dos fóruns): você receberá uma vez ao dia um compilado de todas as mensagens dos fóruns.

Assuntos (um email diário apenas com os assuntos das mensagens): você receberá também uma vez ao dia um compilado contendo apenas os assuntos das mensagens.

Observação: para que as três opções funcionem, é necessário que os fóruns estejam assinados.

Assinatura automática Não: Não quero ser assinante dos fóruns automaticamente. Neste caso é necessário que assine os fóruns manualmente.

Sim: Quando envio mensagens a um fórum, quero ser assinante automaticamente. Depois da primeira participação no fórum, o usuário já se torna assinante, automaticamente.

Monitoramento do fórum Não: Não marque as mensagens que eu já li.

Sim: Ponha em evidência as novas mensagens.

Ao enviar notificações de mensagens do fórum Somente habilitado se a opção "Monitoramento do fórum" estiver selecionada como "sim". Isto indica que ao receber uma notificação de uma mensagem de um fórum, você pode escolher se isso deve marcar a mensagem como lida para fins de sinalização de mensagens do fórum.

Preferências do editor

Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do editor.

Aluno - Preferências do editor.png

Neste menu, o usuário escolhe qual editor de texto irá utilizar. A opção padrão já vem selecionada para o usuário. Esta opção é escolhida pelo administrador do sistema.

Em geral, recomenda-se que seja utilizado o editor TinyMCE ou o atto.

Notepad.png
Dica!

Para entender melhor quais as funcionalidades dos dois editores de textos, consulte a seção Editor de textos (ATTO e TinyMce).

Preferências de mensagens

Caminho: Menu superior > Preferências > Mensagens.

Configura a forma com que o usuário receberá as cópias das mensagens pessoais (privadas). O padrão é que você receba por e-mail as cópias das mensagens quando não estiver conectado no Moodle. Caso não esteja seguro do que se trata, mantenha as configurações padrão.

Aluno - Preferências de mensagens.png

Preferências de notificação

Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências de notificação.

Configura como as notificações serão disparadas no Moodle para o seu usuário. Desde notificações de tarefas, fóruns, correções, feedback, até confirmação de inscrições manuais.

Nesta tela é possível inclusive bloquear o recebimento de qualquer notificação.

Aluno - Preferências de notificação.png