Papéis e contextos: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
m (Milton moveu a página Papeis e contextos para Papéis e contextos)
 
(13 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os '''papeis''' e '''contextos''' são os principais.
É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os '''papéis''' e '''contextos''' são os principais.


== Papéis ==
== Papéis ==
No Moodle, papeis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.
No Moodle, '''papéis''' são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.


Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:
'''Permissão''' é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:
* Iniciar discussão no fórum
* Iniciar discussão no fórum
* Avaliar atividades
* Avaliar atividades
Linha 10: Linha 10:
* Inscrever usuários
* Inscrever usuários
* Criar salas virtuais
* Criar salas virtuais
* Corrigir atividades
Dentre várias outras permissões.
Dentre várias outras permissões.


Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papeis são:
Portanto, o '''papel''' do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papéis são:
* Estudante
* Estudante
* Moderador (professor não editor) - geralmente utilizado para tutores
* Professor (editor)
* Professor (editor)
* Professor (não editor)
* Administrador
* Administrador
É trabalho do administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora manter, alterar e até criar novos papeis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papeis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papeis derivam dos papeis principais.
É trabalho do administrador do sistema, em conjunto com a equipe gestora, manter, alterar e até criar novos papéis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papéis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papéis derivam dos papéis principais.


== Contextos ==
== Contextos ==
São espaços onde papeis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:
São espaços onde papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:
* Sistema
* Sistema
* Categoria
* Categoria
Linha 26: Linha 27:
* Bloco
* Bloco
* Atividade
* Atividade
Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.
Desse modo, em cada um desses contextos, pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.


Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:
Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:


Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.
'''Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.'''


[[Arquivo:Contextos.png|borda|semmoldura|503x503px]]
[[Arquivo:Contextos.png|borda]]


Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (categoria > disciplina > blocos e atividades).
Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (''categoria > disciplina > blocos e atividades'').


Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades).
Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (''disciplina > blocos e atividades'').


Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades).
Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades).


=== Sistema ===
=== Sistema ===
É o contexto mais geral do Moodle, dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o administrador do Moodle terá permissão neste nível.
É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.


=== Categoria ===
=== Categoria ===
São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias. Exemplo:
São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias. Exemplo:
[[Arquivo:Categorias_dropdown.png|nenhum|commoldura]]


Note que as disciplinas estão dentro de categorias, obedecendo a hierarquia:
[[Arquivo:Categorias_dropdown.png|borda]]


Curso Técnico em Química > Oferta 2015.1 > Polo Anápolis > Disciplinas
Note que as salas virtuais (disciplinas) estão dentro de categorias, obedecendo a hierarquia:


Além disso, como pode-se perceber, categorias podem abrigar diversas outras subcategorias. A organização dos cursos, períodos letivos, polos, é feita pela equipe gestora de EaD da instituição.
''Curso Técnico em Química > Oferta 2015.1 > Polo Anápolis > Disciplinas.''
 
Além disso, como pode-se perceber, categorias podem abrigar diversas outras subcategorias. A organização dos cursos, períodos letivos e polos é feita pela equipe gestora de EaD da instituição e, portanto, cada instituição poderá tratar isso de forma diferente. Em geral, essa questão é transparente para os usuários.


É importante que a organização das categorias seja intuitiva e lógica, pois isso influenciará na navegação até as disciplinas.
É importante que a organização das categorias seja intuitiva e lógica, pois isso influenciará na navegação até as disciplinas.


=== Disciplina ===
=== Disciplina (sala virtual) ===
Ou sala virtual, é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem, e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos.
A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos.


É na disciplina onde são criadas as atividades e recursos, pode-se dizer que é onde efetivamente as aulas acontecem.
É na disciplina onde são criadas as atividades e recursos e pode-se dizer que é onde efetivamente as aulas acontecem.


=== Blocos e atividades ===
=== Blocos e atividades ===
Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes "ferramentas" de interação entre os estudantes e a disciplina. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão, ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Esta analogia se aplica a qualquer papel.
Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes "ferramentas" de interação entre os estudantes e a disciplina. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Esta analogia se aplica a qualquer papel.
 
= Conheça mais sobre os papéis e permissões dos usuários no Moodle =
<youtube>IhnpAl2KZOQ</youtube>

Edição atual tal como às 10h34min de 17 de agosto de 2022

É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os papéis e contextos são os principais.

Papéis

No Moodle, papéis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.

Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:

  • Iniciar discussão no fórum
  • Avaliar atividades
  • Adicionar atividades ou recursos
  • Inscrever usuários
  • Criar salas virtuais
  • Corrigir atividades

Dentre várias outras permissões.

Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papéis são:

  • Estudante
  • Moderador (professor não editor) - geralmente utilizado para tutores
  • Professor (editor)
  • Administrador

É trabalho do administrador do sistema, em conjunto com a equipe gestora, manter, alterar e até criar novos papéis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papéis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papéis derivam dos papéis principais.

Contextos

São espaços onde papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:

  • Sistema
  • Categoria
  • Disciplina (sala virtual)
  • Bloco
  • Atividade

Desse modo, em cada um desses contextos, pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.

Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:

Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.

Contextos.png

Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (categoria > disciplina > blocos e atividades).

Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades).

Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades).

Sistema

É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.

Categoria

São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias. Exemplo:

Categorias dropdown.png

Note que as salas virtuais (disciplinas) estão dentro de categorias, obedecendo a hierarquia:

Curso Técnico em Química > Oferta 2015.1 > Polo Anápolis > Disciplinas.

Além disso, como pode-se perceber, categorias podem abrigar diversas outras subcategorias. A organização dos cursos, períodos letivos e polos é feita pela equipe gestora de EaD da instituição e, portanto, cada instituição poderá tratar isso de forma diferente. Em geral, essa questão é transparente para os usuários.

É importante que a organização das categorias seja intuitiva e lógica, pois isso influenciará na navegação até as disciplinas.

Disciplina (sala virtual)

A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos.

É na disciplina onde são criadas as atividades e recursos e pode-se dizer que é onde efetivamente as aulas acontecem.

Blocos e atividades

Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes "ferramentas" de interação entre os estudantes e a disciplina. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior — ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Esta analogia se aplica a qualquer papel.

Conheça mais sobre os papéis e permissões dos usuários no Moodle