Atividades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.


As principais atividades nativas ao Moodle:
'''As principais atividades nativas ao Moodle:'''


<table class="table table-hover table-striped"><tr style="background-color: #369831; border-bottom: 4px solid #2C7500;">
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 1</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 2</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 3</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 4</span></th>
    </tr><tr>
      <td><br>a</td>
      <td>a</td>
      <td>a</td>
      <td>a</td>
    </tr>
    <tr style="border-bottom: 1px solid #ddd;">
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      </tr>
    <tr>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
    </tr>
    <tr style="border-bottom: 1px solid #ddd;">
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
    </tr></table>
{| class="wikitable"
|'''Atividade'''
|'''Descrição'''
|-
|Base de dados
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
|-
|''Chat''
|Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
|-
|Fórum
|Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
|-
|Glossário
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
|-
|Tarefa
|Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.
|-
|Questionário
|Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
|-
|Wiki
|Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.
|-
|Lição
|Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
|-
|H5P
|Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
|-
|Pesquisa
|Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.
|}
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.



Edição das 11h23min de 22 de junho de 2023

As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.

As principais atividades nativas ao Moodle:

Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.

Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.

As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.