Atividades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 13: Linha 13:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Base de dados</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Base de dados (4.1 ou superior)|Base de dados]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Chat</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Chat (4.1 ou superior)|Chat]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Fórum</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Fórum (4.1 ou superior)|Fórum]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Glossário</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Glossário (4.1 ou superior)|Glossário]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Tarefa</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Tarefa (4.1 ou superior)|Tarefa]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Chat</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Chat (4.1 ou superior)|Chat]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Questionário</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Questionário (4.1 ou superior)|Questionário]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Wiki</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Wiki (4.1 ou superior)|Wiki]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Lição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Lição (4.1 ou superior)|Lição]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">H5P</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[H5P (4.1 ou superior)|H5P]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Pesquisa</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Pesquisa (4.1 ou superior)|Pesquisa]]</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
</tr>
</tr>

Edição das 13h31min de 25 de junho de 2023

ImgGuiaEaDAtividades.svg
Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!

As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.

Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.

As principais atividades nativas ao Moodle:

Atividade Descrição
Base de dados Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
Chat Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
Fórum Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
Glossário Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
Tarefa Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online.
Chat Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
Questionário Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
Wiki Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web.
Lição Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
H5P Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
Pesquisa Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.
Atividades individuais e colaborativas.png

Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.

As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.