Base de dados (4.1 ou superior): mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Linha 12: Linha 12:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Nome</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Descrição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Exibir descrição na página do curso</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>

Edição das 21h55min de 5 de julho de 2023

Atividade Base de dados

A base de dados é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de arquivos, caixas de seleção, coordenadas, imagens, menus de seleção, números, textos curtos, links e textos longos. Por meio dessa atividade, é possível customizar modelos para inserção dos dados e personalizar o modo em que esses mesmos dados serão apresentados aos participantes. Embora seja uma atividade de difícil configuração, ela pode ser uma poderosa estratégia colaborativa para construção da aprendizagem, já que possibilita a interação entre os participantes e a visualização das inserções de todos por todos. Pode ser utilizada para a construção de bases de conhecimento, para a divulgação de links e materiais diversos, para a definição de termos e seus respectivos conceitos, dentre outros.

Configurando uma Base de Dados no Moodle

Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Base de dados".

Principais parâmetros de configuração

Parâmetro Descrição
Nome O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.
Descrição O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.
Exibir descrição na página do curso Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.