Papéis no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 50: | Linha 50: | ||
== Hierarquia entre os papéis no Moodle == | == Hierarquia entre os papéis no Moodle == | ||
Existe uma hierarquia para a atribuição de papéis em uma instalação padrão do Moodle. Administradores podem atribuir todos os papéis em quaisquer contextos. Gerentes podem atribuir papéis de criador de curso, professor, moderador e estudante nos contextos em que estiver cadastrado. Professores, por sua vez, podem atribuir papéis a moderadores e estudantes, mas apenas no contexto do curso. | Existe uma hierarquia para a atribuição de papéis em uma instalação padrão do Moodle. Administradores podem atribuir todos os papéis em quaisquer contextos. Gerentes podem atribuir papéis de criador de curso, professor, moderador e estudante nos contextos em que estiver cadastrado. Professores, por sua vez, podem atribuir papéis a moderadores e estudantes, mas apenas no contexto do curso. | ||
== Conheça mais sobre os papéis no Moodle == | |||
<youtube>IhnpAl2KZOQ</youtube> | |||
{{#css: | {{#css: |
Edição das 22h44min de 5 de outubro de 2023
Os papéis configuram-se como uma das principais funcionalidades disponíveis no Moodle. Por meio deles, é possível atribuir um conjunto de permissões aos usuários, determinando quais ações eles podem realizar em um determinado contexto. Os papéis são essenciais para a organização pedagógica e administrativa do Moodle. Fazendo uma analogia entre o Moodle e uma escola tradicional (presencial), os papéis seriam uma representação virtual das funções e dos agentes que compõem o organograma de uma escola.
Em uma generalização rápida e para efeito de analogia, considere-se uma escola com as seguintes funções e agentes: diretoria, secretaria, professores e estudantes, onde cada função possui as suas atribuições, responsabilidades e limites de atuação. Os papéis no Moodle, em analogia às funções e aos agentes dessa escola, se comportam de forma parecida. Cada papel tem um conjunto de atribuições (permissões), que possibilitam o acesso e a manipulação em diferentes espaços (contextos). Esses papéis também estabelecem os limites de atuação de cada usuário, determinando as ações que ele pode realizar em cada espaço.
Os papéis no Moodle[1]
Funcionalidade | Descrição |
Administrador | Tem acesso total às funcionalidades, espaços e aos parâmetros de configuração do Moodle. O administrador tem seu papel atribuído no contexto do sistema e pode realizar qualquer configuração no Moodle. |
Gerente | Similar ao papel de administrador, mas com menos permissões, este papel pode ser atribuído em todos os contextos disponíveis no Moodle. O gerente pode criar, editar e excluir cursos e tem acesso a todos os recursos, atividades e funcionalidades nos contextos em que estiver atribuído. |
Criador de cursos | Papel atribuído usualmente em categorias. O usuário com este papel tem a permissão de criar novos cursos. |
Professor | Comumente atribuído no contexto do curso, este papel possibilita o acesso total aos recursos, atividades e funcionalidades disponíveis neste espaço. Os professores podem criar, editar e excluir quaisquer objetos no curso e avaliar as atividades submetidas pelos estudantes. Professores podem adicionar moderadores e estudantes em curso. |
Moderador | Conhecido também como “professor não editor”, o papel de moderador permite que o usuário tenha acesso a todos os recursos e atividades em um determinado curso, entretanto, o moderador não pode criar ou editar esses objetos. Um moderador pode avaliar e atribuir feedback nas atividades submetidas pelos estudantes. Este papel é comumente utilizado para a atribuição de permissões a tutores. |
Estudante | Atribuído na maioria das vezes no contexto do curso, este papel permite a visualização dos recursos e a participação nas atividades disponíveis neste curso. Possibilita a interação com outros estudantes e com os professores. Estudantes não criam, editam e nem excluem recursos e atividades no curso e visualizam apenas as suas próprias notas. |
Visitante | Papel especial que possibilita a visualização de um curso sem a necessidade de se cadastrar no Moodle. Visitantes não podem escrever, editar ou excluir nada no Moodle. Para que este papel seja efetivo, o administrador precisa liberar o acesso a visitantes ao Moodle e o professor, por sua vez, habilitar o plugin de acesso à visitantes no curso. |
Usuário autenticado | Papel padrão que o usuário recebe ao efetuar login no Moodle. Ele permite apenas que o usuário edite o seu próprio perfil, envie mensagem a outros usuários e visualize as categorias dos cursos. |
Usuário autenticado na página inicial | Papel padrão que os usuários recebem ao acessar a página inicial do Moodle (exceto administradores). |
Hierarquia entre os papéis no Moodle
Existe uma hierarquia para a atribuição de papéis em uma instalação padrão do Moodle. Administradores podem atribuir todos os papéis em quaisquer contextos. Gerentes podem atribuir papéis de criador de curso, professor, moderador e estudante nos contextos em que estiver cadastrado. Professores, por sua vez, podem atribuir papéis a moderadores e estudantes, mas apenas no contexto do curso.
Conheça mais sobre os papéis no Moodle
- ↑ MOODLE. Standard roles: 2023b. Disponível em: https://docs.moodle.org/401/en/Standard_roles. Acesso em: 22 jan. 2023.