Chat (4.1 ou superior): mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
 
(8 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Atividade chat.png|borda|esquerda|130x130px]]
[[Arquivo:Atividade chat.png|borda|esquerda|150x150px]]
Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o '''chat''' possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula.
Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o '''chat''' possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula. Alguns exemplos para utilização do chat:


== Configurando uma Base de Dados no Moodle ==
Reuniões regulares entre os estudantes de um determinado curso;
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Base de dados".
 
Reuniões entre os estudantes e o professor da disciplina;
 
Sessões de discussão sobre determinado assunto proposto pelo professor;
 
Reuniões de orientação e monitoria entre o professor e o estudante.
 
== Configurando um Chat no Moodle ==
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Chat".
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=ZboiAvAmbzM</youtube>


== Principais parâmetros de configuração ==
== Principais parâmetros de configuração ==
<table style="border: 3px solid #B43B3B; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Parâmetro</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Nome</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Descrição</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Exibir descrição na página do curso</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Data do próximo chat</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Data e horário de abertura da primeira sessão do chat</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Repetir sessões</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Não publicar os horários dos chats:''' o horário de abertura do chat não aparecerá nas configurações
'''Não repetir - Publicar apenas os horários específicos:''' o horário de abertura do chat aparecerá com uma contagem regressiva.
'''Na mesma hora todos os dias:''' o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", todos os dias
'''No mesmo horário cada semana:''' o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", uma vez por semana
</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Salvar as sessões encerradas</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Nunca excluir mensagens:''' as mensagens em todas as sessões não serão excluídas
'''Excluir mensagens após determinada data:''' as mensagens serão excluídas após uma determinada data (2 dias até 365 dias)
</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Todos podem ver as sessões encerradas</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Após as sessões encerradas, é possível configurar que todos os participantes terão acesso às mensagens do chat.</td>
</tr>
</table>
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]

Edição atual tal como às 21h03min de 20 de outubro de 2023

Atividade chat.png

Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o chat possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula. Alguns exemplos para utilização do chat:

Reuniões regulares entre os estudantes de um determinado curso;

Reuniões entre os estudantes e o professor da disciplina;

Sessões de discussão sobre determinado assunto proposto pelo professor;

Reuniões de orientação e monitoria entre o professor e o estudante.

Configurando um Chat no Moodle

Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Chat".

Principais parâmetros de configuração

Parâmetro Descrição
Nome O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.
Descrição O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.
Exibir descrição na página do curso Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Data do próximo chat Data e horário de abertura da primeira sessão do chat
Repetir sessões Não publicar os horários dos chats: o horário de abertura do chat não aparecerá nas configurações

Não repetir - Publicar apenas os horários específicos: o horário de abertura do chat aparecerá com uma contagem regressiva.

Na mesma hora todos os dias: o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", todos os dias

No mesmo horário cada semana: o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", uma vez por semana

Salvar as sessões encerradas Nunca excluir mensagens: as mensagens em todas as sessões não serão excluídas

Excluir mensagens após determinada data: as mensagens serão excluídas após uma determinada data (2 dias até 365 dias)

Todos podem ver as sessões encerradas Após as sessões encerradas, é possível configurar que todos os participantes terão acesso às mensagens do chat.