Chat (4.1 ou superior): mudanças entre as edições

De GuiaEaD
 
(4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Atividade chat.png|borda|esquerda|130x130px]]
[[Arquivo:Atividade chat.png|borda|esquerda|150x150px]]
Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o '''chat''' possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula. Alguns exemplos para utilização do chat:
Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o '''chat''' possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula. Alguns exemplos para utilização do chat:


Linha 12: Linha 12:
== Configurando um Chat no Moodle ==
== Configurando um Chat no Moodle ==
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Chat".
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Chat".
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=ZboiAvAmbzM</youtube>


== Principais parâmetros de configuração ==
== Principais parâmetros de configuração ==
Linha 21: Linha 22:
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Nome</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Nome</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Descrição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Descrição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Exibir descrição na página do curso</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Exibir descrição na página do curso</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Aprovação Necessária</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Data do próximo chat</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">As submissões devem ser aprovadas pelo professor antes que estejam disponíveis aos estudantes. Isto é útil para moderar a publicação de conteúdos que podem ser potencialmente ofensivos ou impróprios.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Data e horário de abertura da primeira sessão do chat</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Permitir comentários</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Repetir sessões</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Não publicar os horários dos chats:''' o horário de abertura do chat não aparecerá nas configurações
'''Não repetir - Publicar apenas os horários específicos:''' o horário de abertura do chat aparecerá com uma contagem regressiva.
 
'''Na mesma hora todos os dias:''' o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", todos os dias
 
'''No mesmo horário cada semana:''' o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", uma vez por semana
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Entradas necessárias para a conclusão</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Salvar as sessões encerradas</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O número de submissões obrigatórias que um participante deve enviar. Os usuários verão um lembrete se eles não submeteram o número requerido de itens. A atividade não será considerada completa antes que o usuário tenha enviado o número requerido de itens.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Nunca excluir mensagens:''' as mensagens em todas as sessões não serão excluídas
'''Excluir mensagens após determinada data:''' as mensagens serão excluídas após uma determinada data (2 dias até 365 dias)
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Itens obrigatórios antes da visualização</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Todos podem ver as sessões encerradas</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O número de submissões que um participante deve enviar antes que lhe seja permitido acessar as postagens criadas por outros usuários. Esta configuração é importante para os casos em que se queira evitar plágio nas submissões.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Após as sessões encerradas, é possível configurar que todos os participantes terão acesso às mensagens do chat.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Número máximo de entradas</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O número máximo de submissões que um estudante pode criar na base de dados.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Disponibilidade</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Permitir envios a partir de:''' Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para enviar antes desta data.
'''Data de entrega:''' Caso habilitado, define a data final para o envio da atividade. Esta configuração não bloqueia o envio após esta data, mas os envios serão marcados como "atrasado".
 
'''Data limite:''' Caso esteja habilitada, a tarefa não aceitará envios após esta data.
 
'''Sempre exibir descrição:''' Se desabilitado, a descrição somente ficará visível aos estudantes a partir da data configurada em "Permitir envios a partir de".
</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]

Edição atual tal como às 21h03min de 20 de outubro de 2023

Atividade chat.png

Como estratégia de comunicação síncrona no Moodle, o chat possibilita a interação simultânea entre os participantes, em forma de texto, como um bate papo. Trata-se de uma ferramenta colaborativa de comunicação que pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, um local para tirar dúvidas com o professor, ou espaço para discussão sobre determinado assunto proposto em sala de aula. Alguns exemplos para utilização do chat:

Reuniões regulares entre os estudantes de um determinado curso;

Reuniões entre os estudantes e o professor da disciplina;

Sessões de discussão sobre determinado assunto proposto pelo professor;

Reuniões de orientação e monitoria entre o professor e o estudante.

Configurando um Chat no Moodle

Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Chat".

Principais parâmetros de configuração

Parâmetro Descrição
Nome O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.
Descrição O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.
Exibir descrição na página do curso Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Data do próximo chat Data e horário de abertura da primeira sessão do chat
Repetir sessões Não publicar os horários dos chats: o horário de abertura do chat não aparecerá nas configurações

Não repetir - Publicar apenas os horários específicos: o horário de abertura do chat aparecerá com uma contagem regressiva.

Na mesma hora todos os dias: o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", todos os dias

No mesmo horário cada semana: o chat se repetirá no mesmo horário que foi configurado no campo "Data do próximo chat", uma vez por semana

Salvar as sessões encerradas Nunca excluir mensagens: as mensagens em todas as sessões não serão excluídas

Excluir mensagens após determinada data: as mensagens serão excluídas após uma determinada data (2 dias até 365 dias)

Todos podem ver as sessões encerradas Após as sessões encerradas, é possível configurar que todos os participantes terão acesso às mensagens do chat.