Aluno: Principais atividades: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(27 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
Existem diversos tipos de atividades no Moodle, mas que basicamente se dividem em dois tipos | Existem diversos tipos de atividades no Moodle, mas que basicamente se dividem em dois tipos: as individuais e as coletivas. Elas disponibilizam funcionalidades para interação e interatividade entre os estudantes, e destes com o professor. | ||
As atividades requerem a sua participação, seja enviando um arquivo, participando de uma discussão no fórum, respondendo a um questionário, enfim, interagindo com o ambiente. Através delas é possível também que o professor atribua nota e feedback nestas participações. | As atividades requerem a sua participação, seja enviando um arquivo, participando de uma discussão no fórum, respondendo a um questionário, enfim, interagindo com o ambiente. Através delas é possível também que o professor atribua nota e feedback nestas participações. | ||
Provas, discussões, trabalhos, apresentações e diversas outras formas de interação/avaliação podem ser implementadas no Moodle usando as mais variadas atividades. | Provas, discussões, trabalhos, apresentações e diversas outras formas de interação/avaliação podem ser implementadas no Moodle usando as mais variadas atividades. | ||
< | '''Vejamos algumas situações que ocorrem na sala de aula (presencialmente) e como serão aplicadas aqui no Moodle:''' | ||
< | |||
<div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #00868B; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #043435; border-radius: 1px; margin-bottom: 10px;">[[Arquivo:Tarefa 1.png|esquerda|120x120px]]'''Sala de aula:''' O professor passa um trabalho para a turma e solicita que ele seja impresso e entregue em uma determinada data. | |||
O professor | |||
'''Moodle:''' A entrega deste trabalho pode ser feita em formato digital utilizando-se para isso a atividade '''tarefa'''. | |||
</div> | |||
</ | <div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #1659BF; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #033075; border-radius: 1px; margin-bottom: 10px;">[[Arquivo:Fórum 1.png|esquerda|110x110px]]'''Sala de aula:''' O professor indica a leitura de um determinado texto e propõe que ele seja discutido em sala. | ||
</ | |||
'''Moodle:''' Você poderá fazer a leitura do texto no Moodle e, posteriormente, discutir com o professor e os colegas em um '''fórum''', por exemplo. | |||
</div> | |||
<div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #5a2d82; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #370f53; border-radius: 1px; margin-bottom: 10px;">[[Arquivo:Questionário 1.png|esquerda|120x120px]]'''Sala de aula:''' O professor aplica uma prova composta por questões objetivas. | |||
'''Moodle:''' Você poderá responder uma prova online feita através de um '''questionário''' e obter sua nota automaticamente, caso a atividade assim esteja configurada. | |||
</div> | |||
<div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #811c1c; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #2c0000; border-radius: 1px; margin-bottom: 10px;">[[Arquivo:Base de dados 1.png|esquerda|120x120px]]'''Sala de aula:''' O professor propõe que cada grupo de estudantes desenvolva um vídeo sobre determinado tema. | |||
'''Moodle:''' Esta prática pode ser materializada por meio de uma '''Base de dados''', de modo que esses vídeos sejam compartilhados para todos os estudantes da turma. | |||
</div> | |||
<div style="font-size: 17px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #0e5a17; color: #FFF; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #002805; border-radius: 1px; margin-bottom: 10px;">[[Arquivo:Wiki 1.png|esquerda|120x120px]]'''Sala de aula:''' Após uma aula expositiva, o professor propõe a construção de um texto colaborativo sobre determinado tema. | |||
'''Moodle:''' Esta prática pode ser materializada no Moodle por meio de uma Wiki, de modo que cada grupo de estudantes desenvolva o texto de forma colaborativa. | |||
</div> | |||
Enfim, são muitas as possibilidades de aplicação das atividades no '''Moodle'''. Nosso papel é te mostrar uma parte delas e como aproveitar ao máximo as potencialidades do ambiente. |
Edição atual tal como às 16h06min de 28 de outubro de 2023
Existem diversos tipos de atividades no Moodle, mas que basicamente se dividem em dois tipos: as individuais e as coletivas. Elas disponibilizam funcionalidades para interação e interatividade entre os estudantes, e destes com o professor.
As atividades requerem a sua participação, seja enviando um arquivo, participando de uma discussão no fórum, respondendo a um questionário, enfim, interagindo com o ambiente. Através delas é possível também que o professor atribua nota e feedback nestas participações.
Provas, discussões, trabalhos, apresentações e diversas outras formas de interação/avaliação podem ser implementadas no Moodle usando as mais variadas atividades.
Vejamos algumas situações que ocorrem na sala de aula (presencialmente) e como serão aplicadas aqui no Moodle:
Moodle: A entrega deste trabalho pode ser feita em formato digital utilizando-se para isso a atividade tarefa.
Moodle: Você poderá fazer a leitura do texto no Moodle e, posteriormente, discutir com o professor e os colegas em um fórum, por exemplo.
Moodle: Você poderá responder uma prova online feita através de um questionário e obter sua nota automaticamente, caso a atividade assim esteja configurada.
Moodle: Esta prática pode ser materializada por meio de uma Base de dados, de modo que esses vídeos sejam compartilhados para todos os estudantes da turma.
Moodle: Esta prática pode ser materializada no Moodle por meio de uma Wiki, de modo que cada grupo de estudantes desenvolva o texto de forma colaborativa.
Enfim, são muitas as possibilidades de aplicação das atividades no Moodle. Nosso papel é te mostrar uma parte delas e como aproveitar ao máximo as potencialidades do ambiente.