Glossário (4.1 ou superior): mudanças entre as edições
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[[Arquivo:Atividade glossário.png|borda|esquerda|130x130px]] | [[Arquivo:Atividade glossário.png|borda|esquerda|130x130px]] | ||
O '''glossário''' é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética | O '''glossário''' é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética ou ordenados pela data de inserção, a depender do formato de visualização. | ||
== Configurando um Glossário no Moodle == | == Configurando um Glossário no Moodle == | ||
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário". | Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário". | ||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=Ul8Z8vci_BQ</youtube> | |||
=== Como criar um glossário no Moodle (e os tipos de visualização) === | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=TbQDMDS2WZY</youtube> | |||
=== Como inserir e avaliar itens em um glossário === | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=-q1wLGdooBI</youtube> | |||
== Principais parâmetros de configuração == | == Principais parâmetros de configuração == | ||
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<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Nome</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Nome'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Descrição</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Descrição'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.</td> | ||
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<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Exibir descrição na página do curso</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Exibir descrição na página do curso'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td> | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Itens</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Itens'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"> | ||
* "'''Aprovação imediata de novos itens'''" permite que definir se novos itens acrescentados pelos estudantes serão automaticamente disponibilizados para todos, ou se é necessária a aprovação do professor para a publicação de cada item. | * "'''Aprovação imediata de novos itens'''" permite que definir se novos itens acrescentados pelos estudantes serão automaticamente disponibilizados para todos, ou se é necessária a aprovação do professor para a publicação de cada item. | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Aparência'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"> | ||
* "'''Formato de visualização'''" define o modo em que cada item será visualizado no glossário. Os formatos predefinidos são: | |||
** '''Dicionário simples''': Um dicionário convencional com os itens separados; os autores não são indicados e os anexos são mostrados como links. | |||
** '''Contínuo sem autor''': Mostra os itens um após o outro sem qualquer tipo de separação além dos ícones de edição. | |||
** '''Completo com Autor''': Visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, incluindo os dados do autor; os anexos são mostrados como links. | |||
** '''Completo sem Autor''': Visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, sem os dados do autor; os anexos são mostrados como links. | |||
** '''Enciclopédia''': Mesmas características do formato 'Completo com Autor', mas as imagens anexadas são visualizadas no texto. | |||
** '''Lista de itens''': Lista os conceitos como links. | |||
** '''FAQ''': Edita itens como listas de Perguntas Frequentes (FAQ) e anexa as palavras PERGUNTA e RESPOSTA respectivamente ao conceito e à definição. | |||
* "'''Formato de exibição de aprovação'''" muda o formato de exibição dos itens que precisam de aprovação. | |||
* A navegação e a pesquisa estão sempre disponíveis em um glossário. Para configurar as características de navegação do glossário, é possível definir os seguintes parâmetros: | |||
** '''Mostrar 'ALFABETO':''' Habilita ou desabilita o menu de navegação por letras do alfabeto. | |||
** '''Mostrar 'TODOS' :''' Habilita ou desabilita a navegação de todos os itens de uma só vez. | |||
** '''Mostrar 'ESPECIAL' :''' Habilita ou desabilita o menu de navegação por caracteres especiais tais como @, #, etc. | |||
* "'''Permitir versão para impressão'''" se habilitado, é fornecido um link aos estudantes para uma versão para impressão do glossário. O link é sempre visível para os professores.</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
</table> | |||
== Principais parâmetros de avaliação == | |||
<table style="border: 3px solid #49274a; margin: 15px auto; font-size: 15px;"> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #49274a; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Parâmetro</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #49274a; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Papéis com permissão para avaliar'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem esta permissão. | ||
Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Tipo agregado'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade. | |||
* '''Média das avaliações:''' A nota final da atividade será a média das avaliações dos posts feitos pelo estudante. | |||
* '''Contagem das avaliações:''' O número de posts avaliados geram a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade. | |||
* '''Avaliação máxima:''' o post avaliado com nota mais alta se torna a nota final da atividade. | |||
* '''Avaliação mínima''': o post avaliado com nota mais baixa se torna a nota final da atividade. | |||
* '''Soma''': as notas dos posts são somadas para compor a nota final da atividade. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade. | |||
* '''Nenhuma avaliação:''' caso esta opção esteja selecionada, a atividade não será avaliativa e não aparecerá no livro de notas.</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Escala'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "'''Tipo agregado'''" for diferente de "'''Nenhuma avaliação'''". | |||
* '''Tipo:''' Escolhe o tipo de nota a ser utilizada na atividade. A opção "'''Escala'''" se refere a conceitos em detrimento de notas numéricas, como por exemplo, "''Insuficiente, Bom, Ótimo, Excelente".'' Entretanto, esta opção demanda configurações prévias das escalas. A opção "'''Pontos'''" (recomendada), diz ao ambiente que a referida atividade terá sua nota em escala numérica, por exemplo (0 à 100). | |||
* '''Escala:''' Somente habilitada se a opção "'''Escala'''" estiver selecionada. Nesta opção, será escolhida a escala a ser utilizada como critério de conceito. Esta opção demanda configurações prévias das escalas. | |||
* '''Pontuação máxima:''' Somente habilitada se a opção "'''Pontos'''" estiver selecionada. É basicamente onde o professor irá configurar o valor da atividade. Recomenda-se que este valor esteja na escala de 0-100.</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, somente os posts feitos dentro deste intervalo poderão ser avaliados. | |||
Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los. | |||
</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Permitir comentários'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados.</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Categoria de notas'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Categoria em que a nota da atividade será computada. As categorias de notas são configuradas no menu "notas".</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Nota para aprovação'''</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Determina a nota mínima que o estudante precisa atingir para que seja considerado aprovado na atividade. Além de ser utilizado para os requisitos de conclusão da atividade (caso habilitado), as notas superiores à nota para aprovação aparecerão ao estudante na cor verde, enquanto as inferiores à nota para aprovação, aparecerão na cor vermelha.</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
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[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]] | [[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]] |
Edição atual tal como às 17h35min de 28 de outubro de 2023
O glossário é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética ou ordenados pela data de inserção, a depender do formato de visualização.
Configurando um Glossário no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário".
Como criar um glossário no Moodle (e os tipos de visualização)
Como inserir e avaliar itens em um glossário
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Nome | O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade. |
Exibir descrição na página do curso | Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Definir o glossário como global | A opção "Definir o glossário como global" permite que o glossário seja utilizado em todos os cursos, mas apenas usuários com permissão de Administrador podem definir essa configuração. |
Tipo de glossário | O campo "Tipo de glossário" define se o glossário é principal ou secundário, sendo um glossário principal por curso. O glossário principal permite importar dados dos glossários secundários. |
Itens |
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Aparência |
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Principais parâmetros de avaliação
Parâmetro | Descrição |
Papéis com permissão para avaliar | Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem esta permissão.
Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva. |
Tipo agregado | O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade.
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Escala | Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação".
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Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo | Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, somente os posts feitos dentro deste intervalo poderão ser avaliados.
Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los. |
Permitir comentários | Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados. |
Categoria de notas | Categoria em que a nota da atividade será computada. As categorias de notas são configuradas no menu "notas". |
Nota para aprovação | Determina a nota mínima que o estudante precisa atingir para que seja considerado aprovado na atividade. Além de ser utilizado para os requisitos de conclusão da atividade (caso habilitado), as notas superiores à nota para aprovação aparecerão ao estudante na cor verde, enquanto as inferiores à nota para aprovação, aparecerão na cor vermelha. |