Atividades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(73 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
<table style="width: 100%; border-spacing: 0;">
[[Arquivo:Atividades no Moodle.png|1038x1038px|miniaturadaimagem|Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!]]
   <tr style="border: 0;">
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.
    <td style="width: 5%; background: #FFF;">
 
    <td style="border: 0; background: #FFE0E0; padding: 20px; valign: center;">
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como '''coletivas''', '''colaborativas''' ou '''individuais'''. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
      <div style="color: #B43B3B; font-size: 22px;">[[Arquivo:Atividades.png|esquerda|200x200px]]Atividades no Moodle</div>
 
      <div style="color: #23242B; font-size: 18px;">As atividades e suas possibilidades educativas!</div>
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
      <div style="color: #23242B; font-size: 16px">As atividades no Moodle são objetos que podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.</div>
 
    </td>
As atividades '''individuais''', por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o ''feedback'' é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.
    <td style="width: 5%; background: #FFF;">
 
  <tr>
'''As principais atividades nativas ao Moodle:'''
   <tr style="border: 0;">
 
    <td style="width: 5%; background: #B43B3B;">
<table style="border: 3px solid #B43B3B; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
    <td style="border: 0; background: #B43B3B; padding: 30px;">
<tr>
      <div style="color: #FFF; font-size: 15px; text-align: left;">A base de dados é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de arquivos, caixas de seleção, coordenadas, imagens, menus de seleção, números, textos curtos, links e textos longos. Por meio dessa atividade, é possível customizar modelos para inserção dos dados e personalizar o modo em que esses mesmos dados serão apresentados aos participantes. Embora seja uma atividade de difícil configuração, ela pode ser uma poderosa estratégia colaborativa para construção da aprendizagem, já que possibilita a interação entre os participantes e a visualização das inserções de todos por todos. Pode ser utilizada para a construção de bases de conhecimento, para a divulgação de links e materiais diversos, para a definição de termos e seus respectivos conceitos, dentre outros.</div>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Atividade</td>
    </td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
    <td style="width: 5%; background: #B43B3B;">
</tr>
  <tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Base de dados (4.1 ou superior)|'''Base de dados''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Fórum (4.1 ou superior)|'''Fórum''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Glossário (4.1 ou superior)|'''Glossário''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Tarefa (4.1 ou superior)|'''Tarefa''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Chat (4.1 ou superior)|'''Chat''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
</tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Questionário (4.1 ou superior)|'''Questionário''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Wiki (4.1 ou superior)|'''Wiki''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Lição (4.1 ou superior)|'''Lição''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[H5P (4.1 ou superior)|'''H5P''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Pesquisa (4.1 ou superior)|'''Pesquisa''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
</tr>
</table>
</table>
{{#css:
  a{
    color: #B43B3B;
  }
  a:visited{
    color: #660000;
  }
}}
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]

Edição atual tal como às 19h47min de 15 de janeiro de 2024

Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!

As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.

Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.

Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.

As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.

As principais atividades nativas ao Moodle:

Atividade Descrição
Base de dados Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
Fórum Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
Glossário Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
Tarefa Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online.
Chat Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
Questionário Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
Wiki Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web.
Lição Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
H5P Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
Pesquisa Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.