Atividades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(64 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.
[[Arquivo:Atividades no Moodle.png|1038x1038px|miniaturadaimagem|Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!]]
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.  


As principais atividades nativas ao Moodle:
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como '''coletivas''', '''colaborativas''' ou '''individuais'''. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.


<table class="table table-hover table-striped">
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
<thead>
 
<tr style="background-color: #369831; border-bottom: 4px solid #2C7500;">
As atividades '''individuais''', por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o ''feedback'' é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 1</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 2</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 3</span></th>
      <th><span style="color: #ffffff;">Coluna 4</span></th>
    </tr>
</thead>
  <tbody>
    <tr>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
    </tr>
    <tr style="border-bottom: 1px solid #ddd;">
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      </tr>
    <tr>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
    </tr>
    <tr style="border-bottom: 1px solid #ddd;">
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
      <td><br></td>
    </tr>
  </tbody>
</table>


{| class="wikitable"
'''As principais atividades nativas ao Moodle:'''
|'''Atividade'''
|'''Descrição'''
|-
|Base de dados
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
|-
|''Chat''
|Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
|-
|Fórum
|Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
|-
|Glossário
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
|-
|Tarefa
|Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.
|-
|Questionário
|Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
|-
|Wiki
|Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.
|-
|Lição
|Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
|-
|H5P
|Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
|-
|Pesquisa
|Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.
|}
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.


Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
<table style="border: 3px solid #B43B3B; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Atividade</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Base de dados (4.1 ou superior)|'''Base de dados''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Fórum (4.1 ou superior)|'''Fórum''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Glossário (4.1 ou superior)|'''Glossário''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Tarefa (4.1 ou superior)|'''Tarefa''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Chat (4.1 ou superior)|'''Chat''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Questionário (4.1 ou superior)|'''Questionário''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Wiki (4.1 ou superior)|'''Wiki''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Lição (4.1 ou superior)|'''Lição''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[H5P (4.1 ou superior)|'''H5P''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Pesquisa (4.1 ou superior)|'''Pesquisa''']]</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
</tr>
</table>


As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o ''feedback'' é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.
{{#css:
  a{
    color: #B43B3B;
  }
  a:visited{
    color: #660000;
  }
}}
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]

Edição atual tal como às 19h47min de 15 de janeiro de 2024

Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!

As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.

Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.

Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.

As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.

As principais atividades nativas ao Moodle:

Atividade Descrição
Base de dados Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
Fórum Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
Glossário Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
Tarefa Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online.
Chat Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
Questionário Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
Wiki Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web.
Lição Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
H5P Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
Pesquisa Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.