Atividades no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(31 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''. | [[Arquivo:Atividades no Moodle.png|1038x1038px|miniaturadaimagem|Infográfico sobre as atividades no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!]] | ||
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''. | |||
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como '''coletivas''', '''colaborativas''' ou '''individuais'''. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa. | |||
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado. | |||
As atividades '''individuais''', por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o ''feedback'' é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais. | |||
'''As principais atividades nativas ao Moodle:''' | '''As principais atividades nativas ao Moodle:''' | ||
<table style="border: 3px solid #B43B3B; max-width: | <table style="border: 3px solid #B43B3B; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;"> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Atividade</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #B43B3B; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Base de dados (4.1 ou superior)|'''Base de dados''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Fórum</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Fórum (4.1 ou superior)|'''Fórum''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Glossário</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Glossário (4.1 ou superior)|'''Glossário''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Tarefa</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Tarefa (4.1 ou superior)|'''Tarefa''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Chat</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Chat (4.1 ou superior)|'''Chat''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Questionário</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Questionário (4.1 ou superior)|'''Questionário''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Wiki</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[Wiki (4.1 ou superior)|'''Wiki''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Lição</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Lição (4.1 ou superior)|'''Lição''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">H5P</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">[[H5P (4.1 ou superior)|'''H5P''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Pesquisa</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">[[Pesquisa (4.1 ou superior)|'''Pesquisa''']]</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
</table> | </table> | ||
{{#css: | |||
a{ | |||
color: #B43B3B; | |||
} | |||
a:visited{ | |||
color: #660000; | |||
} | |||
}} | |||
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]] |
Edição atual tal como às 19h47min de 15 de janeiro de 2024
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.
As principais atividades nativas ao Moodle:
Atividade | Descrição |
Base de dados | Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros. |
Fórum | Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes. |
Glossário | Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos. |
Tarefa | Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online. |
Chat | Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo. |
Questionário | Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas. |
Wiki | Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web. |
Lição | Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte. |
H5P | Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros. |
Pesquisa | Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas. |