Pesquisa: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(14 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 5: Linha 5:
Alguns exemplos para utilização da pesquisa:
Alguns exemplos para utilização da pesquisa:


Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;
- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;


Avaliação quantitativa propos
- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;
 
- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.
 
''A partir de agora assumimos que a sala esteja em [[Sala virtual#sala edicao|modo de edição]]''.
 
== Adicionando uma Pesquisa ==
''Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Pesquisa.'' (pode ser feito em qualquer tópico/seção)
[[Arquivo:Adicionando Pesquisa.png|nenhum|miniaturadaimagem]]
Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros da pesquisa:
 
=== Geral ===
[[Arquivo:Adicionando Pesquisa - Geral.png|borda]]
 
O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.
 
O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.
 
Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
 
=== Disponibilidade ===
Trata da abertura e encerramento da pesquisa.
 
[[Arquivo:Adicionando Pesquisa - Disponibilidade.png|borda]]
 
'''Permitir respostas de:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.
 
'''Permitir respostas até:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data.
 
=== Configurações de pergunta e apresentação ===
[[Arquivo:Adicionando Pesquisa - Configurações e apresentação.png|borda]]
 
A saber:
{| class="wikitable"
|'''Gravar nomes de usuários'''
|'''Anônimo''': a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.
 
'''O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas''': a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta.
|-
|'''Habilitar múltiplas submissões'''
|Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez.
|-
|'''Habilitar notificações de submissões'''
|Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão.
|-
|'''Números automáticos de questões'''
|Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão.
|}
 
=== Após submissão ===
É possível também configurar o que será apresentado ao participante da pesquisa após a sua submissão:
 
[[Arquivo:Adicionando Pesquisa - Após submissão.png|borda]]
 
'''Mostrar a página de análise:''' ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.
 
'''Mensagem de conclusão:''' é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas.
 
'''Link para a próxima atividade:''' ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo.
 
== Resultado da Pesquisa ==
Após adicionado, a pesquisa terá o seguinte formato:
 
[[Arquivo:Atividade Pesquisa - Resultado.png|borda]]
 
== Editando a pesquisa ==
Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "''Editar > Editar configurações''":
 
[[Arquivo:Editar Pesquisa.png|borda]]

Edição atual tal como às 14h15min de 12 de agosto de 2022

Pesquisa.png

A atividade pesquisa (feedback) permite que o professor crie uma pesquisa personalizada para obter o feedback dos estudantes. No formulário de pesquisa, o professor poderá usar questões de múltipla escolha, sim ou não e até questões dissertativas.

O professor também pode configurar a pesquisa para que o estudante responda anonimamente. Também poderá apresentar os resultados para todos os participantes ou restringir acesso somente aos professores da disciplina.

Alguns exemplos para utilização da pesquisa:

- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;

- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;

- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Adicionando uma Pesquisa

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Pesquisa. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Adicionando Pesquisa.png

Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros da pesquisa:

Geral

Adicionando Pesquisa - Geral.png

O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.

Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.

Disponibilidade

Trata da abertura e encerramento da pesquisa.

Adicionando Pesquisa - Disponibilidade.png

Permitir respostas de: Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.

Permitir respostas até: Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data.

Configurações de pergunta e apresentação

Adicionando Pesquisa - Configurações e apresentação.png

A saber:

Gravar nomes de usuários Anônimo: a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.

O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas: a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta.

Habilitar múltiplas submissões Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez.
Habilitar notificações de submissões Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão.
Números automáticos de questões Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão.

Após submissão

É possível também configurar o que será apresentado ao participante da pesquisa após a sua submissão:

Adicionando Pesquisa - Após submissão.png

Mostrar a página de análise: ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.

Mensagem de conclusão: é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas.

Link para a próxima atividade: ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo.

Resultado da Pesquisa

Após adicionado, a pesquisa terá o seguinte formato:

Atividade Pesquisa - Resultado.png

Editando a pesquisa

Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "Editar > Editar configurações":

Editar Pesquisa.png