Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA): mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(16 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:AVA.png|esquerda|168x168px|borda]]
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, sua intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, a intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.
 
<div style="font-size: 16px; line-height: 1.6; text-align: justify; background: #d8e4f7; color: #101010; padding: 10px 20px; border-bottom: 6px solid #033075; border-radius: 1px; box-shadow: 0 10px 6px -6px #aaa; margin-bottom: 10px; margin-top: 10px;">
[[Arquivo:AVA.png|esquerda|168x168px]]
Atualmente há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender a diferentes tipos de públicos e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram não apenas por meio da interatividade, mas, principalmente, pela interação - ou seja, privilegiando a construção/reconstrução, a autoria e a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.<ref>SILVA, Robson Santos da. '''[https://novatec.com.br/livros/moodle3-para-gestores-autores-tutores/ Moodle 3 Para Gestores, Autores e Tutores]'''. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016.</ref>
</div>


Atualmente, há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre elas, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender à diferentes tipos de público e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram por meio não apenas da interatividade, mas, principalmente, pela interação, ou seja, privilegiando a construção/reconstrução do conhecimento, a autoria, a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.<ref>SILVA, Robson Santos da. '''[https://novatec.com.br/livros/moodle3-para-gestores-autores-tutores/ Moodle 3 Para Gestores, Autores e Tutores]'''. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016. </ref>
<references />
<references />

Edição atual tal como às 22h44min de 21 de agosto de 2023

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, sua intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.

AVA.png

Atualmente há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender a diferentes tipos de públicos e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram não apenas por meio da interatividade, mas, principalmente, pela interação - ou seja, privilegiando a construção/reconstrução, a autoria e a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.[1]

  1. SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 Para Gestores, Autores e Tutores. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016.