Contextos no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(11 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:Contextos no Moodle.png|borda|esquerda|150x150px]] | [[Arquivo:Contextos no Moodle.png|borda|esquerda|150x150px]] | ||
'''Contextos[[Contextos no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]]''' são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir. | '''Contextos[[Contextos no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]]''' são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir. | ||
O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema. | O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.[[Arquivo:Contextos no Moodle 2.png|438x438px|miniaturadaimagem|Representação visual dos '''contextos''' no Moodle. Clique, acesse e faça download!]] | ||
Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle. | Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle. | ||
----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019). | |||
== Contextos e suas particularidades == | |||
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;"> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Contexto</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Sistema</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Categoria</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">[[Curso (sala de aula virtual)|'''Curso (sala virtual)''']]</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Blocos e atividades</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes espaços de interação entre os estudantes e entre estes e o próprio Moodle. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. '''Não é usual atribuir ou alterar papeis neste contexto.'''</td> | |||
</tr> | |||
</table> | |||
== Conheça mais sobre os contextos no Moodle == | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=azXh5_CyBlw</youtube> | |||
----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)<ref>COLLMAN, Chris. Moodle context. In: '''Moodle''': Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: <nowiki>https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984</nowiki>. Acesso em 15 abr. 2023.</ref>. | |||
{{#css: | |||
a{ | |||
color: #007DC6; | |||
} | |||
a:visited{ | |||
color: #005689; | |||
} | |||
}} | |||
__TOC__ |
Edição atual tal como às 19h22min de 4 de novembro de 2023
Contextos1 são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir.
O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.
Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle.
Contextos e suas particularidades
Contexto | Descrição |
Sistema | É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível. |
Categoria | São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias |
Curso (sala virtual) | A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos |
Blocos e atividades | Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes espaços de interação entre os estudantes e entre estes e o próprio Moodle. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Não é usual atribuir ou alterar papeis neste contexto. |
Conheça mais sobre os contextos no Moodle
1 No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)[1].
- ↑ COLLMAN, Chris. Moodle context. In: Moodle: Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984. Acesso em 15 abr. 2023.