AVEA Moodle: mudanças entre as edições
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Em | O Moodle, acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um dos principais AVEA disponíveis atualmente. Para Silva, Alonso e Maciel (2014, p. 213) “Este Ambiente Virtual concilia duas finalidades: local e ferramenta para o desempenho do trabalho formativo, ou seja, o trabalho formativo é realizado no e com esse ambiente”. Ele reúne funcionalidades, recursos e atividades, individuais e coletivas/colaborativas, que permitem ao professor o desenvolvimento de práticas educativas que podem potencializar a interação, a colaboração e a troca de informações e conhecimento. | ||
Seja para o apoio a disciplinas presenciais, para o ensino híbrido, remoto, ou para cursos na modalidade a distância, o Moodle vem sendo amplamente utilizado por instituições de ensino em todo o mundo. Existem hoje mais de 160.000 instalações, das quais 8.408 estão localizadas no Brasil, situando-o como o 5º país no mundo que mais utiliza o Moodle, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, México e Alemanha (MOODLE, 2023a)<ref>MOODLE. Statics: 2023a. Disponível em: <nowiki>https://stats.moodle.org/</nowiki> Acesso em: 28 set. 2023.</ref>. | |||
Nos anos de 2020 e 2021, com o Ensino Remoto Emergencial, o Moodle ficou ainda mais em destaque. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por exemplo, a operacionalização do Ensino Remoto foi feita utilizando o Moodle como AVEA. Em dois anos de ensino remoto, professores ministraram suas aulas no Moodle, e os estudantes, por sua vez, realizaram atividades, interagiram com os colegas e professores, por meio deste Ambiente Virtual. | |||
== Conheça mais sobre o Moodle == | |||
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Edição atual tal como às 18h36min de 16 de novembro de 2023
O Moodle, acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um dos principais AVEA disponíveis atualmente. Para Silva, Alonso e Maciel (2014, p. 213) “Este Ambiente Virtual concilia duas finalidades: local e ferramenta para o desempenho do trabalho formativo, ou seja, o trabalho formativo é realizado no e com esse ambiente”. Ele reúne funcionalidades, recursos e atividades, individuais e coletivas/colaborativas, que permitem ao professor o desenvolvimento de práticas educativas que podem potencializar a interação, a colaboração e a troca de informações e conhecimento.
Seja para o apoio a disciplinas presenciais, para o ensino híbrido, remoto, ou para cursos na modalidade a distância, o Moodle vem sendo amplamente utilizado por instituições de ensino em todo o mundo. Existem hoje mais de 160.000 instalações, das quais 8.408 estão localizadas no Brasil, situando-o como o 5º país no mundo que mais utiliza o Moodle, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, México e Alemanha (MOODLE, 2023a)[1].
Nos anos de 2020 e 2021, com o Ensino Remoto Emergencial, o Moodle ficou ainda mais em destaque. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por exemplo, a operacionalização do Ensino Remoto foi feita utilizando o Moodle como AVEA. Em dois anos de ensino remoto, professores ministraram suas aulas no Moodle, e os estudantes, por sua vez, realizaram atividades, interagiram com os colegas e professores, por meio deste Ambiente Virtual.
Conheça mais sobre o Moodle
- ↑ MOODLE. Statics: 2023a. Disponível em: https://stats.moodle.org/ Acesso em: 28 set. 2023.