Pesquisa (4.1 ou superior): mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:Atividade pesquisa.png|borda|esquerda|140x140px]] | [[Arquivo:Atividade pesquisa.png|borda|esquerda|140x140px]] | ||
Categorizada como uma atividade no Moodle, a '''pesquisa''' não disponibiliza espaços para ''feedback'' nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. | Categorizada como uma atividade no Moodle, a '''pesquisa''' não disponibiliza espaços para ''feedback'' nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público. | ||
Alguns exemplos para utilização da pesquisa: | |||
- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina; | |||
- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema; | |||
- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição. | |||
== Configurando uma Pesquisa no Moodle == | == Configurando uma Pesquisa no Moodle == | ||
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa". | Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa". | ||
===Exemplo 1: Pesquisa para mapeamento do público do curso=== | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=V35BWvoh6RY</youtube> | |||
===Exemplo 2: Pesquisa de avaliação do curso=== | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=EFAMUTIWu6A</youtube> | |||
== Principais parâmetros de configuração == | == Principais parâmetros de configuração == | ||
Linha 12: | Linha 25: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Nome'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Descrição'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Exibir descrição na página do curso'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Disponibilidade'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Permitir respostas de:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data. | ||
'''Permitir respostas até:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data. | |||
</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Configurações de pergunta e apresentação'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Gravar nomes de usuários:Anônimo:''' a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado. | ||
'''O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas:''' a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta. | |||
'''Habilitar múltiplas submissões:''' Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez. | |||
'''Habilitar notificações de submissões:''' Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão. | |||
'''Números automáticos de questões:''' Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão. | |||
</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Após submissão'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Mostrar a página de análise:''' ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele. | ||
'''Mensagem de conclusão:''' é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas. | |||
'''Link para a próxima atividade:''' ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo. | |||
</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
</table> | </table> | ||
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]] |
Edição atual tal como às 22h02min de 6 de novembro de 2023
Categorizada como uma atividade no Moodle, a pesquisa não disponibiliza espaços para feedback nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.
Alguns exemplos para utilização da pesquisa:
- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;
- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;
- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.
Configurando uma Pesquisa no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".
Exemplo 1: Pesquisa para mapeamento do público do curso
Exemplo 2: Pesquisa de avaliação do curso
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Nome | O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa. |
Exibir descrição na página do curso | Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Disponibilidade | Permitir respostas de: Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.
Permitir respostas até: Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data. |
Configurações de pergunta e apresentação | Gravar nomes de usuários:Anônimo: a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.
O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas: a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta. Habilitar múltiplas submissões: Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez. Habilitar notificações de submissões: Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão. Números automáticos de questões: Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão. |
Após submissão | Mostrar a página de análise: ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.
Mensagem de conclusão: é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas. Link para a próxima atividade: ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo. |