Glossário (4.1 ou superior): mudanças entre as edições
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O '''glossário''' é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética | O '''glossário''' é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética ou ordenados pela data de inserção, a depender do formato de visualização. | ||
== Configurando um Glossário no Moodle == | == Configurando um Glossário no Moodle == | ||
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário". | Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário". | ||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=Ul8Z8vci_BQ</youtube> | |||
=== Como criar um glossário no Moodle (e os tipos de visualização) === | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=TbQDMDS2WZY</youtube> | |||
=== Como inserir e avaliar itens em um glossário === | |||
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=-q1wLGdooBI</youtube> | |||
== Principais parâmetros de configuração == | == Principais parâmetros de configuração == | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Papéis com permissão para avaliar</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Papéis com permissão para avaliar'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem esta permissão. | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem esta permissão. | ||
Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva. | Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva. | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Tipo agregado</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Tipo agregado'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade. | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade. | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Escala</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Escala'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "'''Tipo agregado'''" for diferente de "'''Nenhuma avaliação'''". | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "'''Tipo agregado'''" for diferente de "'''Nenhuma avaliação'''". | ||
* '''Tipo:''' Escolhe o tipo de nota a ser utilizada na atividade. A opção "'''Escala'''" se refere a conceitos em detrimento de notas numéricas, como por exemplo, "''Insuficiente, Bom,Ótimo, Excelente".'' Entretanto, esta opção demanda configurações prévias das escalas. A opção "'''Pontos'''" (recomendada), diz ao ambiente que a referida atividade terá sua nota em escala numérica, por exemplo (0 à 100). | * '''Tipo:''' Escolhe o tipo de nota a ser utilizada na atividade. A opção "'''Escala'''" se refere a conceitos em detrimento de notas numéricas, como por exemplo, "''Insuficiente, Bom, Ótimo, Excelente".'' Entretanto, esta opção demanda configurações prévias das escalas. A opção "'''Pontos'''" (recomendada), diz ao ambiente que a referida atividade terá sua nota em escala numérica, por exemplo (0 à 100). | ||
* '''Escala:''' Somente habilitada se a opção "'''Escala'''" estiver selecionada. Nesta opção, será escolhida a escala a ser utilizada como critério de conceito. Esta opção demanda configurações prévias das escalas. | * '''Escala:''' Somente habilitada se a opção "'''Escala'''" estiver selecionada. Nesta opção, será escolhida a escala a ser utilizada como critério de conceito. Esta opção demanda configurações prévias das escalas. | ||
* '''Pontuação máxima:''' Somente habilitada se a opção "'''Pontos'''" estiver selecionada. É basicamente onde o professor irá configurar o valor da atividade. Recomenda-se que este valor esteja na escala de 0-100.</td> | * '''Pontuação máxima:''' Somente habilitada se a opção "'''Pontos'''" estiver selecionada. É basicamente onde o professor irá configurar o valor da atividade. Recomenda-se que este valor esteja na escala de 0-100.</td> | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, somente os posts feitos dentro deste intervalo poderão ser avaliados. | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, somente os posts feitos dentro deste intervalo poderão ser avaliados. | ||
Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los. | Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los. | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Permitir comentários</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Permitir comentários'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados.</td> | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Categoria de notas</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">'''Categoria de notas'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Categoria em que a nota da atividade será computada. As categorias de notas são configuradas no menu "notas".</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #faebfb;">Categoria em que a nota da atividade será computada. As categorias de notas são configuradas no menu "notas".</td> | ||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Nota para aprovação</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">'''Nota para aprovação'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Determina a nota mínima que o estudante precisa atingir para que seja considerado aprovado na atividade. Além de ser utilizado para os requisitos de conclusão da atividade (caso habilitado), as notas superiores à nota para aprovação aparecerão ao estudante na cor verde, enquanto as inferiores à nota para aprovação, aparecerão na cor vermelha.</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #ead1eb;">Determina a nota mínima que o estudante precisa atingir para que seja considerado aprovado na atividade. Além de ser utilizado para os requisitos de conclusão da atividade (caso habilitado), as notas superiores à nota para aprovação aparecerão ao estudante na cor verde, enquanto as inferiores à nota para aprovação, aparecerão na cor vermelha.</td> | ||
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Edição atual tal como às 17h35min de 28 de outubro de 2023
O glossário é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de conceitos e suas respectivas definições. Ele pode ser configurado para se apresentar em diversos formatos de visualização: estilo dicionário, lista de itens, FAQ, enciclopédia, dentre outros. Esses formatos ditam como os itens serão organizados e visualizados após a submissão. Os glossários podem ser utilizados como espaço para a construção colaborativa de bases de conhecimento sobre diversos assuntos. Os termos inseridos no glossário podem ser apresentados aos participantes em ordem alfabética ou ordenados pela data de inserção, a depender do formato de visualização.
Configurando um Glossário no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Glossário".
Como criar um glossário no Moodle (e os tipos de visualização)
Como inserir e avaliar itens em um glossário
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Nome | O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade. |
Exibir descrição na página do curso | Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Definir o glossário como global | A opção "Definir o glossário como global" permite que o glossário seja utilizado em todos os cursos, mas apenas usuários com permissão de Administrador podem definir essa configuração. |
Tipo de glossário | O campo "Tipo de glossário" define se o glossário é principal ou secundário, sendo um glossário principal por curso. O glossário principal permite importar dados dos glossários secundários. |
Itens |
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Aparência |
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Principais parâmetros de avaliação
Parâmetro | Descrição |
Papéis com permissão para avaliar | Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem esta permissão.
Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva. |
Tipo agregado | O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade.
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Escala | Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação".
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Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo | Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, somente os posts feitos dentro deste intervalo poderão ser avaliados.
Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los. |
Permitir comentários | Permite que os usuários comentem cada submissão efetuada na base de dados. |
Categoria de notas | Categoria em que a nota da atividade será computada. As categorias de notas são configuradas no menu "notas". |
Nota para aprovação | Determina a nota mínima que o estudante precisa atingir para que seja considerado aprovado na atividade. Além de ser utilizado para os requisitos de conclusão da atividade (caso habilitado), as notas superiores à nota para aprovação aparecerão ao estudante na cor verde, enquanto as inferiores à nota para aprovação, aparecerão na cor vermelha. |