Pesquisa (4.1 ou superior): mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
 
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Atividade pesquisa.png|borda|esquerda|140x140px]]
[[Arquivo:Atividade pesquisa.png|borda|esquerda|140x140px]]
Categorizada como uma atividade no Moodle, a '''pesquisa''' não disponibiliza espaços para ''feedback'' nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações.
Categorizada como uma atividade no Moodle, a '''pesquisa''' não disponibiliza espaços para ''feedback'' nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.


A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.
Alguns exemplos para utilização da pesquisa:
 
- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;
 
- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;
 
- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.


== Configurando uma Pesquisa no Moodle ==
== Configurando uma Pesquisa no Moodle ==
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".
===Exemplo 1: Pesquisa para mapeamento do público do curso===
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=V35BWvoh6RY</youtube>
===Exemplo 2: Pesquisa de avaliação do curso===
<youtube>https://www.youtube.com/watch?v=EFAMUTIWu6A</youtube>


== Principais parâmetros de configuração ==
== Principais parâmetros de configuração ==
Linha 14: Linha 25:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Nome'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">O campo "'''Nome'''" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Descrição'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">O campo "'''Descrição'''" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Exibir descrição na página do curso'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Disponibilidade'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Permitir respostas de:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.
'''Permitir respostas até:''' Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data.
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Configurações de pergunta e apresentação'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;">'''Gravar nomes de usuários:Anônimo:''' a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.
'''O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas:''' a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta.
 
'''Habilitar múltiplas submissões:''' Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez.
 
'''Habilitar notificações de submissões:''' Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão.
 
'''Números automáticos de questões:''' Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão.
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Após submissão'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;">'''Mostrar a página de análise:''' ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.
</tr>
'''Mensagem de conclusão:''' é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas.
<tr>
 
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
'''Link para a próxima atividade:''' ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo.
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFEFEF;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #FFE0E0;"></td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]
[[Categoria:AVEA Moodle na versão 4.1 ou superior]]

Edição atual tal como às 22h02min de 6 de novembro de 2023

Atividade pesquisa.png

Categorizada como uma atividade no Moodle, a pesquisa não disponibiliza espaços para feedback nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.

Alguns exemplos para utilização da pesquisa:

- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;

- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;

- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.

Configurando uma Pesquisa no Moodle

Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".

Exemplo 1: Pesquisa para mapeamento do público do curso

Exemplo 2: Pesquisa de avaliação do curso

Principais parâmetros de configuração

Parâmetro Descrição
Nome O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.
Descrição O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.
Exibir descrição na página do curso Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Disponibilidade Permitir respostas de: Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.

Permitir respostas até: Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data.

Configurações de pergunta e apresentação Gravar nomes de usuários:Anônimo: a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.

O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas: a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta.

Habilitar múltiplas submissões: Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez.

Habilitar notificações de submissões: Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão.

Números automáticos de questões: Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão.

Após submissão Mostrar a página de análise: ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.

Mensagem de conclusão: é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas.

Link para a próxima atividade: ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo.