Chat: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 28: Linha 28:


Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Caso a opção "'''Exibir descrição na página do curso'''" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
=== Sessões do Chat ===

Edição das 15h11min de 29 de março de 2017

Chat.png

O chat é uma atividade de comunicação síncrona (simultânea) amplamente utilizada no Moodle. Ela permite a comunicação entre os participantes da sala virtual, em tempo real, o que contribui muito para troca de informações e também para o esclarecimento de duvidas.

Os chats podem ser configurados para funcionar uma vez só ou podem se repetir em várias sessões durante o dia ou mesmo por semanas. As sessões do chat podem ser salvas, possibilitando que os participantes tenham acesso ao que foi conversado durante as sessões. Além disso, as sessões do chat podem ser divididas por grupos, possibilitando que apenas determinados usuários vinculados àquele grupo tenham acesso a esse chat.

Alguns exemplos para utilização do chat:

Reuniões regulares entre os alunos de um determinado curso;

Reuniões entre os alunos e o professor da disciplina;

Sessões de discussão sobre determinado assunto proposto pelo professor;

Reuniões de orientação e monitoria entre o professor e o aluno e também entre os próprios alunos.

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Adicionando um Chat

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Chat. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Adicionando atividade - Chat.png

Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros do chat:

Geral

Adicionando Chat - Geral.png

O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.

Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.

Sessões do Chat