Aluno: Sala de aula virtual: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 5: | Linha 5: | ||
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso. | Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso. | ||
== Espaços da sala virtual == | == <span id="sala_esp">Espaços da sala virtual</span> == | ||
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina. | Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina. | ||
Linha 32: | Linha 32: | ||
|} | |} | ||
== | == Blocos == | ||
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala. | Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala. | ||
Linha 65: | Linha 65: | ||
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema. | Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema. | ||
== | == Recursos e atividades == | ||
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas. | São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas. | ||
Linha 88: | Linha 88: | ||
* Wiki | * Wiki | ||
== | == Comunicação == | ||
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde ''feedbacks'' em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas. | Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde ''feedbacks'' em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas. | ||
== | == Notas?? == | ||
''Caminho: Bloco Administração > Notas.'' | ''Caminho: Bloco Administração > Notas.'' | ||
== | == Participantes == | ||
Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por: | Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por: | ||
* Cursos que você esteja inscrito | * Cursos que você esteja inscrito |
Edição das 20h05min de 5 de maio de 2017
A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.
Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.
Espaços da sala virtual
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Caminho da sala virtual | Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual. |
2: Tópico introdutório (Tópico 0) | Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. |
3: Tópicos | São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição. |
4: Ativar edição | Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
Para isso, basta clicar neste botão. |
5: Blocos | Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto. |
Blocos
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.
Os principais blocos no contexto da sala virtual são:
Bloco Administração: | |
Bloco Últimas notícias: | |
Bloco Navegação: | |
Bloco Participantes: | |
Bloco Atividade recente: | |
Bloco Próximos eventos: | |
Bloco Atividades: | |
Bloco Progresso do curso: |
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema.
Recursos e atividades
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.
Os principais recursos são:
- Arquivo
- Galeria de Imagens
- Livro
- Página
- Pasta
- Rótulo
- Link (URL)
As principais atividades são:
- Base de dados
- Chat
- Escolha
- Fórum
- Glossário
- Laboratório de Avaliação
- Lição
- Pesquisa
- Envio de Arquivo (Tarefa)
- Wiki
Comunicação
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde feedbacks em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.
Notas??
Caminho: Bloco Administração > Notas.
Participantes
Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por:
- Cursos que você esteja inscrito
- Grupo (caso existam grupos na sala)
- Período de inatividade (importante para verificar se o aluno acessou ou não a sala)
- Lista de usuários
- Papel (função que o usuário ocupa no contexto daquela sala)
Acessar a lista de participantes é importante para que se tenha controle dos usuários cadastrados na sala.
Além disso, ao final da página há um menu que permite selecionar os usuários da lista, com isso, é possível enviar mensagens ou escrever anotações para todos os usuários de uma só vez. Isso é muito útil para enviar avisos e notícias importantes aos alunos.
É possível também pesquisar pelo nome do usuário e mostrar todos os usuários em uma mesma página.