Aluno: Sala de aula virtual: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 28: Linha 28:
|}
|}


== Blocos ==
== <span id="sala_blocos">Blocos</span> ==
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.


Linha 59: Linha 59:
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema.
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema.


== Recursos e atividades ==
== <span id="sala_rec_at">Recursos e atividades</span> ==
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.


Linha 82: Linha 82:
* Wiki
* Wiki


== Comunicação ==
== <span id="sala_comunicacao">Comunicação</span> ==
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde ''feedbacks'' em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde ''feedbacks'' em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.


== Notas ==
== <span id="sala_notas">Notas</span> ==
''Caminho: Bloco Administração > Notas.''
''Caminho: Bloco Administração > Notas.''


== Participantes ==
== <span id="sala_participantes">Participantes</span> ==
Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por:
Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por:
* Cursos que você esteja inscrito
* Cursos que você esteja inscrito

Edição das 20h14min de 5 de maio de 2017

A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.

Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:

Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.

Espaços da sala virtual

Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.

A saber:

1: Caminho da sala virtual Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual.
2: Tópico introdutório (Tópico 0) Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
  • Nome da disciplina
  • Imagem que faça referência a disciplina
  • Guia, ementa, plano de curso

O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico.

3: Tópicos São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.

Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição.

5: Blocos Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto.

Blocos

Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.

Os principais blocos no contexto da sala virtual são:

Bloco Administração:
Bloco Últimas notícias:
Bloco Navegação:
Bloco Participantes:
Bloco Atividade recente:
Bloco Próximos eventos:
Bloco Atividades:
Bloco Progresso do curso:

Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema.

Recursos e atividades

São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.

Os principais recursos são:

  • Arquivo
  • Galeria de Imagens
  • Livro
  • Página
  • Pasta
  • Rótulo
  • Link (URL)

As principais atividades são:

  • Base de dados
  • Chat
  • Escolha
  • Fórum
  • Glossário
  • Laboratório de Avaliação
  • Lição
  • Pesquisa
  • Envio de Arquivo (Tarefa)
  • Wiki

Comunicação

Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde feedbacks em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.

Notas

Caminho: Bloco Administração > Notas.

Participantes

Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por:

  • Cursos que você esteja inscrito
  • Grupo (caso existam grupos na sala)
  • Período de inatividade (importante para verificar se o aluno acessou ou não a sala)
  • Lista de usuários
  • Papel (função que o usuário ocupa no contexto daquela sala)

Além disso, ao final da página há um menu que permite selecionar os usuários da lista, com isso, é possível enviar mensagens ou escrever anotações para todos os usuários de uma só vez. Isso é muito útil para enviar avisos e notícias importantes aos alunos.

É possível também pesquisar pelo nome do usuário e mostrar todos os usuários em uma mesma página.