Papéis e contextos: mudanças entre as edições
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Edição das 14h06min de 5 de setembro de 2017
É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os papeis e contextos são os principais.
Papéis
No Moodle, papeis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.
Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:
- Iniciar discussão no fórum
- Avaliar atividades
- Adicionar atividades ou recursos
- Inscrever usuários
- Criar salas virtuais
Dentre várias outras permissões.
Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papeis são:
- Estudante
- Professor (editor)
- Professor (não editor)
- Administrador
É trabalho do administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora manter, alterar e até criar novos papeis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papeis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papeis derivam dos papeis principais.
Contextos
São espaços onde papeis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:
- Sistema
- Categoria
- Disciplina (sala virtual)
- Bloco
- Atividade
Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.
Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:
Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.
Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (categoria > disciplina > blocos e atividades).
Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades).
Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades).
Sistema
É o contexto mais geral do Moodle, dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o administrador do Moodle terá permissão neste nível.
Categoria
São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias. Exemplo:
Note que as disciplinas estão dentro de categorias, obedecendo a hierarquia:
Curso Técnico em Química > Oferta 2015.1 > Polo Anápolis > Disciplinas
Além disso, como pode-se perceber, categorias podem abrigar diversas outras subcategorias. A organização dos cursos, períodos letivos, polos, é feita pela equipe gestora de EaD da instituição.
É importante que a organização das categorias seja intuitiva e lógica, pois isso influenciará na navegação até as disciplinas.
Disciplina
Ou sala virtual, é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem, e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos.
É na disciplina onde são criadas as atividades e recursos, pode-se dizer que é onde efetivamente as aulas acontecem.
Blocos e atividades
Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes "ferramentas" de interação entre os estudantes e a disciplina. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão, ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Esta analogia se aplica a qualquer papel.