Sala virtual: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 4: Linha 4:
[[Arquivo:Salas virtuais - Disciplinas.png|nenhum|commoldura]]Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.
[[Arquivo:Salas virtuais - Disciplinas.png|nenhum|commoldura]]Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.


== <div id="sala_esp">Espaços da sala virtual</div> ==
== <span id="sala_esp">Espaços da sala virtual</span> ==
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
[[Arquivo:Sala virtual - Topicos.png|nenhum|commoldura]]A saber:
[[Arquivo:Sala virtual - Topicos.png|nenhum|commoldura]]A saber:
Linha 12: Linha 12:
|-
|-
|'''2: Tópico superior (Tópico 0)'''
|'''2: Tópico superior (Tópico 0)'''
|Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual  
|Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
* Nome da disciplina
* Imagem que faça referência a disciplina
* Guia, ementa, plano de curso
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico.
|-
|-
|'''3: Tópicos'''
|'''3: Tópicos'''
|
|São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
 
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição.
|-
|-
|'''4: Ativar edição'''
|'''4: Ativar edição'''
|
|Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
 
Para isso, basta clicar neste botão.
|-
|-
|'''5: Blocos laterais'''
|'''5: Blocos laterais'''

Edição das 14h06min de 16 de janeiro de 2017

A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.

Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:

Salas virtuais - Disciplinas.png

Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.

Espaços da sala virtual

Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.

Sala virtual - Topicos.png

A saber:

1: Caminho da sala virtual Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual.
2: Tópico superior (Tópico 0) Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
  • Nome da disciplina
  • Imagem que faça referência a disciplina
  • Guia, ementa, plano de curso

O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico.

3: Tópicos São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.

Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição.

4: Ativar edição Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.

Para isso, basta clicar neste botão.

5: Blocos laterais

Blocos

Recursos e atividades

São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.