Sala virtual: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 4: | Linha 4: | ||
[[Arquivo:Salas virtuais - Disciplinas.png|nenhum|commoldura]]Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso. | [[Arquivo:Salas virtuais - Disciplinas.png|nenhum|commoldura]]Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso. | ||
== < | == <span id="sala_esp">Espaços da sala virtual</span> == | ||
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina. | Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina. | ||
[[Arquivo:Sala virtual - Topicos.png|nenhum|commoldura]]A saber: | [[Arquivo:Sala virtual - Topicos.png|nenhum|commoldura]]A saber: | ||
Linha 12: | Linha 12: | ||
|- | |- | ||
|'''2: Tópico superior (Tópico 0)''' | |'''2: Tópico superior (Tópico 0)''' | ||
|Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual | |Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo: | ||
* Nome da disciplina | |||
* Imagem que faça referência a disciplina | |||
* Guia, ementa, plano de curso | |||
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. | |||
|- | |- | ||
|'''3: Tópicos''' | |'''3: Tópicos''' | ||
| | |São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor. | ||
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição. | |||
|- | |- | ||
|'''4: Ativar edição''' | |'''4: Ativar edição''' | ||
| | |Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição. | ||
Para isso, basta clicar neste botão. | |||
|- | |- | ||
|'''5: Blocos laterais''' | |'''5: Blocos laterais''' |
Edição das 14h06min de 16 de janeiro de 2017
A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.
Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.
Espaços da sala virtual
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Caminho da sala virtual | Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual. |
2: Tópico superior (Tópico 0) | Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. |
3: Tópicos | São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição. |
4: Ativar edição | Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
Para isso, basta clicar neste botão. |
5: Blocos laterais |
Blocos
Recursos e atividades
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.