Sala virtual: mudanças entre as edições
(→Blocos) |
|||
Linha 39: | Linha 39: | ||
Os principais blocos no contexto da sala virtual são: | Os principais blocos no contexto da sala virtual são: | ||
{| class="wikitable" | {| class="wikitable" | ||
|Administração | |[[Arquivo:Sala virtual - Bloco Administração.png|esquerda|miniaturadaimagem]] | ||
| | |Bloco Administração: | ||
| | |||
| | |||
|- | |- | ||
|Últimas notícias | |Últimas notícias | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Navegação | |Navegação | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Participantes | |Participantes | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Atividade recente | |Atividade recente | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Andamento do curso | |Andamento do curso | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Atividades | |Atividades | ||
| | | | ||
|- | |- | ||
|Arquivos privados | |Arquivos privados | ||
| | | | ||
|} | |} |
Edição das 14h09min de 17 de janeiro de 2017
A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.
Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.
Espaços da sala virtual
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Caminho da sala virtual | Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual. |
2: Tópico superior (Tópico 0) | Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. |
3: Tópicos | São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição. |
4: Ativar edição | Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
Para isso, basta clicar neste botão. |
5: Blocos | Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto. |
Blocos
Os blocos agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito somente aos recursos e atividades da própria sala.
Os principais blocos no contexto da sala virtual são:
Bloco Administração: | |
Últimas notícias | |
Navegação | |
Participantes | |
Atividade recente | |
Andamento do curso | |
Atividades | |
Arquivos privados |
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor.
Recursos e atividades
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.