Tarefa: mudanças entre as edições
(→Nota) |
|||
Linha 10: | Linha 10: | ||
== Videoaula == | == Videoaula == | ||
Estas videoaulas explicam passo a passo como adicionar e configurar a atividade Tarefa. Além delas, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração deste recurso. | |||
<youtube> | Como criar e configurar a atividade Tarefa no Moodle | ||
<youtube>GWCu45RjHRI</youtube> | |||
A Tarefa na prática: Do envio pelo estudante ao feedback pelo professor | |||
<youtube>R2Xf9UBtJI0</youtube> | |||
== Adicionando uma Tarefa == | == Adicionando uma Tarefa == |
Edição das 22h53min de 9 de agosto de 2020
Permite que os estudantes enviem textos, relatórios e trabalhos em forma de arquivo digital ou online. Após o envio, o professor poderá corrigí-lo, podendo atribuir nota, feedback, dentre outros.
Por meio desta atividade, arquivos de todos os tipos podem ser enviados, os principais formatos são: .DOC (Word), .ODT (Writer), .XLS (Excel), .ODS (Calc) e, principalmente, .PDF, que é notadamente o melhor formato de arquivo a ser enviado. Isto se deve ao fato de ser um arquivo que não permite alterações, e que, principalmente, pode ser aberto por uma grande quantidade de programas gratuitos e até mesmo pelo navegador, sem a instalação de plugins (Google Chrome).
O professor também pode configurar a atividade para abrir e fechar em um determinado prazo, fazendo com que o aluno consiga enviar a atividade somente neste prazo. Além disso, é possível atribuir extensão de prazo para alunos específicos, prática que pode ser adotada mediante justificativa, por exemplo.
Outra característica importante da tarefa é que ela pode ser avaliada, dessa forma o professor pode atribuir notas às atividades enviadas pelos estudantes.
A partir de agora, assumimos que a sala esteja em modo de edição.
Videoaula
Estas videoaulas explicam passo a passo como adicionar e configurar a atividade Tarefa. Além delas, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração deste recurso.
Como criar e configurar a atividade Tarefa no Moodle
A Tarefa na prática: Do envio pelo estudante ao feedback pelo professor
Adicionando uma Tarefa
Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Tarefa. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)
Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso, é necessário configurar os parâmetros da tarefa:
Geral
A saber:
Nome da tarefa | É um campo obrigatório, ele vai dizer com qual nome a tarefa vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a tarefa, deve conter as instruções para o desenvolvimento da atividade, enfim, é o enunciado da tarefa. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade. |
Exibir descrição na página do curso | Caso esta opção esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da tarefa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Arquivos adicionais | Arquivos anexados para uso na tarefa, tal como um modelo de relatório, por exemplo. O Link para download dos arquivos será exibida na página de classificação nos termos da descrição. |
Disponibilidade
Configura o prazo em que a atividade ficará "aberta" aos estudantes.
A saber:
Permitir envios a partir de | Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para enviar antes desta data. |
Data de entrega | Caso habilitado, define a data final para o envio da atividade. Esta configuração não bloqueia o envio após esta data, mas os envios serão marcados como "atrasado". |
Data limite | Caso esteja habilitada, a tarefa não aceitará envios após esta data. |
Sempre exibir descrição | Se desabilitado, a descrição somente ficará visível aos estudantes a partir da data configurada em "Permitir envios a partir de". |
Fique atento!
A configuração que bloqueia o envio a partir de uma determinada data é a "Data limite". Caso apenas o parâmetro "Data de entrega" esteja habilitado, o estudante continuará podendo enviar atividade após esta data. |
Tipos de envio
Configura o tipo de envio (online ou arquivo), a quantidade e o tamanho limite dos arquivos.
A saber:
Tipos de envio | Seleciona o tipo de envio, se texto online ou envio de arquivos. É possível também selecionar os dois, dessa forma, o estudante escolherá por qual das duas participará. |
Limite de palavras | Disponível somente se o tipo de envio "Texto online" estiver habilitado. Dessa forma, é possível contar quantas palavras foram escritas e limitar o tamanho do texto. |
Número máximo de arquivos enviados | Se o envio de arquivos estiver habilitado, cada estudante será capaz de enviar até este número de arquivos. |
Tamanho máximo da tarefa | Tamanho máximo do arquivo, em Mb, a ser enviado. Neste caso, o limite é 8Mb por arquivo. |
Tipos de feedback
Configura os formatos de feedback para as atividades enviadas.
A saber:
Tipos de feedback | Comentários de feedback: caso habilitado, o professor poderá atribuir um feedback para cada envio.
Planilha de notas offline: caso habilitado, o professor poderá fazer upload de uma planilha com as notas das atividades. Arquivos de feedback: Se habilitado, o professor será capaz de enviar arquivos com feedback para cada envio. |
Comentário na linha | Se habilitado, os textos submetidos serão copiados para o campo de comentários de feedback durante a avaliação, ficando mais fácil de se fazer comentários na linha (usando cores diferentes, por exemplo) ou editando o texto original. |
Configurações de envio
Define o comportamento do console de upload da atividade.
A saber:
Exigir que os alunos cliquem no botão enviar | Se habilitado, os estudantes terão que clicar no botão "Enviar" para declarar seu envio como final. Isto possibilita aos estudantes manter uma versão de rascunho no sistema. Se esta configuração for alterada de "Não" para "Sim" depois que os estudantes já tiverem enviado suas tarefas, este envios serão considerados como finais. É importante notar que caso o estuante não envie de fato a atividade, é provável que ela não seja considerada para efeitos de correção. |
Exigir aceite da declaração de não plágio ao enviar | Caso esteja habilitado, exige que os alunos aceitem uma declaração indicando que o trabalho é seu (não plágio) em todos os envios desta atividade. |
Tentativas reabertas | Determina como as tentativas de envio do estudante são reabertas. As opções disponíveis são:
Nunca: O envio do estudante não será reaberto. Manualmente: O envio pode ser reaberto manualmente pelo professor. Automaticamente até que passe: O envio é automaticamente reaberto até que o estudante atinja a nota para ser aprovado. Configuração feita em: "Nota > Nota para aprovação". |
Máximo de tentativas | Campo habilitado somente caso haja reabertura de tentativa. Depois de esgotado esse número, a atividade será bloqueada para novos envios. |
Configurações de envio em grupo
Configura o envio da atividade com base nos grupos e agrupamentos previamente criados.
A saber:
Envio em grupos de estudantes | Se habilitado, os estudantes serão divididos em grupos com base no conjunto padrão de grupos ou de um agrupamento personalizado. A apresentação do grupo será compartilhada entre os membros do grupo e de todos os membros do grupo vão ver cada outras mudanças para a apresentação. |
Somente membros de grupo podem fazer envio | Campo habilitado somente se o envio em grupo também estiver habilitado. Caso a opção "Sim" esteja selecionada, usuários que não estão dentro de um grupo não poderão fazer o envio. |
Exigir que todos os membros do grupo enviem | Campo habilitado somente se o envio em grupo também estiver habilitado. Caso a opção "Sim" esteja selecionada, todos os membros do grupo devem clicar no botão de confirmação desta tarefa antes que ela seja considerada enviada. Se desabilitada, o envio do grupo será considerado enviado assim que qualquer membro do grupo clicar no botão de envio. |
Agrupamento para grupos de estudantes |
Notificações
Configura o tipo de notificação quando o estudante submete uma atividade.
A saber:
Notificar avaliador a respeito de novos envios | Caso seja habilitado, os avaliadores recebem uma mensagem quando o estudante enviar a atividade. |
Notificar avaliadores sobre submissões atrasadas | Caso seja habilitado, os avaliadores recebem uma mensagem quando o estudante enviar uma atividade atrasada, ou seja, com data maior que a data de entrega. |
Ocultar padrão para "Notificar estudantes" |
Nota
Trata da configuração dos tipos de notas, categorias e métodos de avaliação.
A saber:
Nota | Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação".
|
Método de avaliação | Método simples de avaliação [padrão]
Guia de avaliação Rubrica |
Categoria de notas | Neste menu é possível selecionar a categoria de notas do livro de notas à qual esta atividade estará subordinada. Esta escolha tem impacto sobre a forma como as notas da atividade serão agregadas com as notas de outras atividades para compor a nota final do curso. Esta categoria pode ser alterada posteriormente, tanto neste menu como diretamente no livro de notas. Para entender melhor como funcionam as categorias de notas, consulte a seção Notas e tipos de agregação. |
Nota para aprovação | Esta configuração determina a nota mínima para que o estudante esteja considerado "aprovado" na atividade. Este valor será também usado na conclusão de atividades (caso o módulo de conclusão de atividades esteja habilitado) e no livro de notas, onde as notas iguais ou maiores que este valor serão destacadas em verde, as notas menores que este valor serão destacadas em vermelho. |
Avaliação anônima | Se habilitado, os avaliadores não verão a identidade dos estudantes, mas sim um identificador gerado aleatoriamente. Esta configuração será travada (não poderá ser alterada) assim que um estudante postar seu trabalho ou que seja realizada uma avaliação. Uma vez que a avaliação esteja completa, o professor pode reverter o anonimato clicando em "Revelar identidades dos estudantes" no menu de "Administração de tarefas" do bloco de "Administração". |
Usar fluxo de avaliação | Se habilitado, os professores poderão especificar o estágio em que eles se encontram no processo de avaliação das tarefas submetidas. A lista de estágios inclui: em avaliação, em revisão, avaliação concluída, pronto para publicação e publicado. Este mecanismo possibilita, dentre outras coisas, a publicação ao mesmo tempo das notas para os estudantes. |
Usar alocação de avaliadores | Este parâmetro pode ser modificado somente se a opção "Usar fluxo de avaliação" estiver também habilitado. Esta configuração torna possível atribuir avaliadores para avaliar ou rever o trabalho de estudantes específicos. |
Fique atento!
Caso a opção de fluxo de avaliação esteja habilitada, a nota dada na atividade só aparecerá no livro de notas caso o estágio "Publicado" esteja selecionado. Caso a nota não apareça no livro de notas, ela não será considerada no cálculo final de nota da disciplina! |
Resultado da Tarefa
Após adicionado, a tarefa terá o seguinte formato:
Editando a Tarefa
Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "Editar > Editar configurações"