Cursos MOOC: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Linha 44: Linha 44:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">As configurações iniciais na sala virtual</li>
       <li class="item first">As configurações iniciais na sala virtual</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Parâmetros de configuração da sala (menu configurações)
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Adicionando os blocos laterais
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Alterando o editor de textos para o ATTO (opcional)
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Criando os rótulos do tópico zero (objetos visuais)
</li>
       <li class="item">Os canais de comunicação
</li>
       <li class="item">Página de orientações sobre o curso
</li>
       <li class="item">Percurso formativo: O que o estudante vai aprender neste curso!
</li><li class="item">Criando a pesquisa para mapear o público do curso
</li>
     </ul>
     </ul>
   </div>
   </div>
Linha 56: Linha 64:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Os rótulos, orientações e organização dos tópicos</li>
       <li class="item first">Os rótulos, orientações e organização dos tópicos</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Título e descrição dos tópicos
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Título e descrição do tópico 6 e do tópico de certificação
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">Separadores de conteúdo
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item">Avisos de conclusão do tópico
</li>
       <li class="item">Avisos de conclusão do tópico
</li>
       <li class="item">Blocos laterais de orientações e avisos (HTML)
</li>
     </ul>
     </ul>
   </div>
   </div>

Edição das 19h54min de 30 de agosto de 2021

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:

O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.

Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento

Nesta etapa você vai aprender:

  • Por que um curso MOOC?
  • O que caracteriza um curso MOOC?
  • Por que um curso MOOC no Moodle?
  • Instituições que ofertam cursos MOOC
  • A autoformação no IFG
  • Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC

Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos

Nesta etapa você vai aprender:

  • As configurações iniciais na sala virtual
  • Parâmetros de configuração da sala (menu configurações)
  • Adicionando os blocos laterais
  • Alterando o editor de textos para o ATTO (opcional)
  • Criando os rótulos do tópico zero (objetos visuais)
  • Os canais de comunicação
  • Página de orientações sobre o curso
  • Percurso formativo: O que o estudante vai aprender neste curso!
  • Criando a pesquisa para mapear o público do curso
  • Os rótulos, orientações e organização dos tópicos
  • Título e descrição dos tópicos
  • Título e descrição do tópico 6 e do tópico de certificação
  • Separadores de conteúdo
  • Avisos de conclusão do tópico
  • Avisos de conclusão do tópico
  • Blocos laterais de orientações e avisos (HTML)

No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)

Nesta etapa você vai aprender:

  • Os materiais didáticos (recursos no Moodle)
  • As atividades formativas e avaliativas

No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais

Nesta etapa você vai aprender:

  • A organização das notas e o certificado de conclusão
  • Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala

No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle

Nesta etapa você vai aprender:

  • E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento