Cursos MOOC: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 2: Linha 2:


O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
 
=Metodologia=
= Metodologia =
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.


Linha 10: Linha 9:
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.


'''Requisitos:''' [https://virtual.ifg.edu.br/ Conclusão do curso de Formação para Docência no Moodle (40h)] ou conhecimentos intermediários na plataforma Moodle '''(com papel de professor).'''
= Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento =
= Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"><div class="card">
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"><div class="card">

Edição das 19h47min de 6 de setembro de 2021

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:

O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.

Metodologia

Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.

Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.

A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.

Requisitos: Conclusão do curso de Formação para Docência no Moodle (40h) ou conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).

Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento

Nesta etapa você vai aprender:

  • Por que um curso MOOC?
  • O que caracteriza um curso MOOC?
  • Por que um curso MOOC no Moodle?
  • Instituições que ofertam cursos MOOC
  • A autoformação no IFG
  • Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC

Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle

Nesta etapa você vai aprender:

  • E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento
  • Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso
  • Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)
  • Orientações e dicas operacionais
  • Desvendando o bloco "Progresso no curso”
  • Pesquisa de avaliação do curso