Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA): mudanças entre as edições
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Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, sua intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento. | Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, sua intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento. | ||
Atualmente há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender a diferentes tipos de públicos e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram não apenas por meio da interatividade, mas, principalmente, pela interação | Atualmente há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender a diferentes tipos de públicos e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram não apenas por meio da interatividade, mas, principalmente, pela interação - ou seja, privilegiando a construção/reconstrução, a autoria e a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.<ref>SILVA, Robson Santos da. '''[https://novatec.com.br/livros/moodle3-para-gestores-autores-tutores/ Moodle 3 Para Gestores, Autores e Tutores]'''. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016.</ref> | ||
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Edição das 16h58min de 21 de julho de 2022
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, sua intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.
Atualmente há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado. Entre eles, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), que é o software de código aberto que tem alcançado maior aceitação em relação aos outros. Desde seu lançamento, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições que o utilizam para atender a diferentes tipos de públicos e necessidades. Entre os inúmeros fatores que contribuem para o sucesso do software destacam-se a usabilidade, a interface intuitiva e, principalmente, o fato de possibilitar uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socioconstrutiva e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino-aprendizagem ocorram não apenas por meio da interatividade, mas, principalmente, pela interação - ou seja, privilegiando a construção/reconstrução, a autoria e a produção do conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno.[1]
- ↑ SILVA, Robson Santos da. Moodle 3 Para Gestores, Autores e Tutores. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2016.