Atividades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Atividades no Moodle.png|miniaturadaimagem|1662x1662px]]
[[Arquivo:Atividades no Moodle.png|miniaturadaimagem|1662x1662px]]As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para ''feedback''.
 
As principais atividades nativas ao Moodle:
{| class="wikitable"
|'''Atividade'''
|'''Descrição'''
|-
|Base de dados
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
|-
|''Chat''
|Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
|-
|Fórum
|Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
|-
|Glossário
|Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
|-
|Tarefa
|Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.
|-
|Questionário
|Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
|-
|Wiki
|Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.
|-
|Lição
|Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
|-
|H5P
|Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
|-
|Pesquisa
|Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.
|}
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
 
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
 
As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o ''feedback'' é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.

Edição das 10h50min de 22 de junho de 2023

Atividades no Moodle.png

As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.

As principais atividades nativas ao Moodle:

Atividade Descrição
Base de dados Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.
Chat Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.
Fórum Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.
Glossário Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.
Tarefa Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online.
Questionário Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.
Wiki Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web.
Lição Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.
H5P Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.
Pesquisa Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.

Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.

Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.

As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.