Materiais didáticos: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 18: Linha 18:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs'''
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs'''


'''Objetivos:''' Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade.
'''Objetivos:''' Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade.
Linha 26: Linha 26:
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20mediada%20pelas%20TDICs%20(12-01-2021).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20mediada%20pelas%20TDICs%20(12-01-2021).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
</td>
</td>
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Sala de aula invertida por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Sala de aula invertida: por onde começar?'''
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Sala de aula invertida por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Sala de aula invertida: por onde começar?'''


'''Objetivos:''' Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida.
'''Objetivos:''' Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida.
Linha 36: Linha 36:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD'''
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD'''


'''Objetivos:''' Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância.
'''Objetivos:''' Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância.
Linha 44: Linha 44:
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Vai%20dar%20aulas%20on-line_%20Conhe%C3%A7a%20os%20fundamentos%20da%20EaD%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Vai%20dar%20aulas%20on-line_%20Conhe%C3%A7a%20os%20fundamentos%20da%20EaD%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
</td>
</td>
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Webconferências os momentos síncronos na prática!.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Webconferências: os momentos síncronos na prática!'''
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Webconferências os momentos síncronos na prática!.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Webconferências: os momentos síncronos na prática!'''


'''Objetivos:''' Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line.
'''Objetivos:''' Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line.
Linha 55: Linha 55:


<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas'''
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas'''


'''Objetivos:''' Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico.
'''Objetivos:''' Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico.
Linha 63: Linha 63:
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20materiais%20did%C3%A1ticos%20para%20a%20EaD_%20principais%20ferramentas%20(20-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20materiais%20did%C3%A1ticos%20para%20a%20EaD_%20principais%20ferramentas%20(20-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
</td>
</td>
<td width="50%" style="padding: 5px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td>
</tr>
</tr>


<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td>
</tr>
</tr>


<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td>
</tr>
</tr>


Linha 82: Linha 82:
<table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px;">
<table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px;">
<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Orientações didático pedagógicas - Ensino Remoto.png|esquerda|miniaturadaimagem|259x259px]]'''Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial'''
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Orientações didático pedagógicas - Ensino Remoto.png|esquerda|miniaturadaimagem|259x259px]]'''Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial'''
Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020.
Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020.


Linha 91: Linha 91:
'''[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gicas%20da%20EaD%202.pdf <big>Download: Aqui</big>]'''
'''[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gicas%20da%20EaD%202.pdf <big>Download: Aqui</big>]'''
</td>
</td>
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais.png|esquerda|miniaturadaimagem|261x261px]]'''Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais'''
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais.png|esquerda|miniaturadaimagem|261x261px]]'''Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais'''


Instruções de uso:
Instruções de uso:
Linha 103: Linha 103:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px;"></td>
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>

Edição das 10h27min de 22 de junho de 2023

Apostilas

Videoaulas para EaD Por onde começar.png
Videoaulas para EaD: Por onde começar?

Objetivos: Apresentar estratégias para o planejamento e gravação de videoaulas educacionais com recursos básicos. Identificar ferramentas gratuitas para gravação e edição de videoaulas.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Informática básica para o estudo on-line.png
Informática Básica para o estudo on-line

Objetivos: Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet.

Público: Estudantes, técnicos administrativos e docentes

Download: Aqui

Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png
Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs

Objetivos: Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Sala de aula invertida por onde começar.png
Sala de aula invertida: por onde começar?

Objetivos: Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png
Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD

Objetivos: Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Webconferências os momentos síncronos na prática!.png
Webconferências: os momentos síncronos na prática!

Objetivos: Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png
Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas

Objetivos: Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico.

Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura

Download: Aqui

Guias de orientação

Orientações didático pedagógicas - Ensino Remoto.png
Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial

Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020.

Pautado na oferta de uma educação profissional e tecnológica de qualidade, tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a organização do trabalho pedagógico neste momento de retomada das atividades acadêmicas na sua forma remota (não presencial).

Para construir esse guia levamos em consideração princípios e fundamentos da Educação a Distância que emergem como importantes aliados no processo de ensinar e aprender no atual contexto de pandemia.

Download: Aqui

Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais.png
Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais

Instruções de uso:

1. Se você já sabe qual o objetivo educacional ou a finalidade, mas não tem ideia de qual atividade usar no Moodle, siga as colunas e veja as opções mais apropriadas.

2. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as atividades no Moodle, siga as linhas e entenda quais são os pontos fortes e fracos de cada atividade.

Download: Aqui