Contextos no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:Contextos no Moodle.png|borda|esquerda|150x150px]] | [[Arquivo:Contextos no Moodle.png|borda|esquerda|150x150px]] | ||
'''Contextos[[Contextos no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]]''' são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir. | '''Contextos[[Contextos no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]]''' são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir. | ||
O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema. | O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.[[Arquivo:Contextos no Moodle 2.png|direita|438x438px]] | ||
Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle. | Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle. | ||
----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019). | ----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019). |
Edição das 14h29min de 26 de junho de 2023
Contextos1 são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir.
O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.
Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle.
1 No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019).