Materiais didáticos: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 104: | Linha 104: | ||
</table> | </table> | ||
== Manuais da Rede e-Tec == | == Manuais da Rede e-Tec (entre 2012 e 2017) == | ||
<table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px; vertical-align: top;"> | <table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px; vertical-align: top;"> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do Professor Formador Moodle IFG.png|esquerda|miniaturadaimagem|211x211px]]O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do Professor Formador Moodle IFG.png|esquerda|miniaturadaimagem|211x211px]]'''Manual do Professor Formador Profuncionário - IFG'''O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | ||
'''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Professor%20Formador%20-%20Profuncion%C3%A1rio.pdf Download: Aqui]</big>''' | '''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Professor%20Formador%20-%20Profuncion%C3%A1rio.pdf Download: Aqui]</big>''' | ||
</td> | </td> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do professor formador Profuncionário.png|esquerda|miniaturadaimagem|207x207px]]O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do professor formador Profuncionário.png|esquerda|miniaturadaimagem|207x207px]]'''Manual do Professor Formador Profuncionário - IFG (versão 2)'''O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | ||
'''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Professor%20Formador%20-%20Profuncion%C3%A1rio%20V2.pdf Download: Aqui]</big>''' | '''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Professor%20Formador%20-%20Profuncion%C3%A1rio%20V2.pdf Download: Aqui]</big>''' | ||
</td> | </td> | ||
Linha 116: | Linha 116: | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td> | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do Professor Formador Moodle IFG - Cursos e-Tec.png|esquerda|miniaturadaimagem|212x212px]]'''Manual do Professor Formador Cursos e-Tec - IFG'''O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td> | '''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Professor%20Formador%20-%20e-Tec.pdf Download: Aqui]</big>''' | ||
</tr> | </td> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Manual do tutor a distância.png|esquerda|miniaturadaimagem|213x213px]]'''Manual de Tutoria a Distância Moodle IFG'''O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do tutor a distância. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender às necessidades do Instituto Federal de Goiás. | |||
</table> | '''<big>[https://ifg.edu.br/attachments/article/34484/Manual%20do%20Tutor%20a%20dist%C3%A2ncia.pdf Download: Aqui]</big>''' | ||
</td> | |||
</tr><tr><td></td><td></td></tr></table> |
Edição das 12h59min de 1 de julho de 2023
Apostilas digitais
Videoaulas para EaD: Por onde começar?
Objetivos: Apresentar estratégias para o planejamento e gravação de videoaulas educacionais com recursos básicos. Identificar ferramentas gratuitas para gravação e edição de videoaulas. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Informática Básica para o estudo on-line
Objetivos: Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet. Público: Estudantes, técnicos administrativos e docentes |
Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs
Objetivos: Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Sala de aula invertida: por onde começar?
Objetivos: Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD
Objetivos: Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Webconferências: os momentos síncronos na prática!
Objetivos: Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas
Objetivos: Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
|
Guias de orientação
Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial
Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020. |
Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais
Instruções de uso: 1. Se você já sabe qual o objetivo educacional ou a finalidade, mas não tem ideia de qual atividade usar no Moodle, siga as colunas e veja as opções mais apropriadas. 2. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as atividades no Moodle, siga as linhas e entenda quais são os pontos fortes e fracos de cada atividade. |
Manuais da Rede e-Tec (entre 2012 e 2017)
Manual do Professor Formador Profuncionário - IFGO presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | Manual do Professor Formador Profuncionário - IFG (versão 2)O presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. |
Manual do Professor Formador Cursos e-Tec - IFGO presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do Professor Formador. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender as necessidades do Instituto Federal de Goiás. | Manual de Tutoria a Distância Moodle IFGO presente manual foi elaborado para apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva do tutor a distância. Para isso, foi usado como referência o ambiente virtual Moodle na versão 2.7, customizado e configurado para atender às necessidades do Instituto Federal de Goiás. |